Postado por : Thainá Cristina 11 abril 2013


Dezesseis Luas
Título: Dezesseis Luas
Série: Beautiful Creatures #1
Autora: Kami Garcia, Margaret S.
Páginas: 490
Editora: Galera Record
Resenha por: Thainá Cristina
Bem não posso mentir e falar que o livro não me decepcionou em certos pontos, mas falar que ele não é bom seria uma mentira.

Mal começamos a ler e já somos surpreendidos, pois a história é retratada por uma visão masculina! No meio a chuvas de livros narrados por meninas adolescentes, você tem que concordar que isso é um baita diferencial.

A história se passa em Gatlin, uma pequena e entendiante cidade situada na Carolina do Sul. Gatlin é como a maioria das cidades pequenas espalhadas pelo mundo, uma cidade aonde o tempo esquece de passar, aonde o passado se torna presente, e o futuro quanta demora em chegar. Aonde as pessoas sentam em frente as suas casas e fofocam sobre o quanto a grama do vizinho é mais verde que a sua e além de um mexerico, adoram a recontar histórias do passado como se fosse notícia atual, eu moro em uma cidade do interior, que apesar de paradisíaca, pode ser retratada exatamente assim. Mas como estamos falando de literatura, como em toda boa história sempre tem algo de errado e escondido naquele cotidiano chato e sem graça de toda cidadezinha do interior...

Deixe-me te apresentar ao nosso narrador e protagonista da história: Ethan Wate. Enquanto na sinopse oficial do livro diz que Ethan é um jovem normal eu diria que ele é um pouco diferente dos caras de sua idade com qual estamos acostumados, já que ele aos 16 anos lê poemas escondidos, além de ser sensível e romântico. Um jovem que esconde panfletos de faculdades em baixo de sua cama e anseia por sair de Gatlin, o que para muitos está fora de cogitação.

Durante suas férias escolares, Ethan passa a ter sonhos com uma garota que não conhece e toda vez tem que salvá-la de algo que não sabe o que é, e o pior, toda vez que sonha, acorda como se tudo aquilo tivesse acontecido. Quer mais mistério?! Logo no seu primeiro dia de aula, algo de estranho acontece e Ethan quase sofre um acidente devido a uma tempestade inesperada, ta mas o que tem de misterioso nisso?! Bem no meio do quase acidente, Ethan conhece  Lena Duchannes, a garota de marcantes olhos verdes que tem frequentado constantemente seus sonhos.

Lena é a nova e estranha moradora da cidade, sobrinha de Macon Ravenwood, o morador recluso da cidade tido como louco pelo povo de Gatlin, mas para mim um mega divo, que dificilmente não conquistará seu coração!

Logo ficamos sabendo que Lena  é uma 'CONJURADORA', termo difícil para bruxa, se acostume, o livro está cheio delas, Sirena, Palimpsesta, Taumaturga, rs. Lena carrega consigo uma maldição hereditária, a qual ao chegar no seu 16º aniversário após um ritual, seu destino será traçado ou pro lados das trevas, ou pro lado da luz, digamos como o chapéu seletor, e se você não sabe do que estou falando vá correndo ler Harry Potter!

A história se desenrola em volta de como quebrar essa maldição que assola Lena que não está nem um pouco afim de ir para o lado das trevas, e quando digo trevas QUERO DIZER TREVAS MESMO!

Eu fiquei bastante empolgada quando vi que seria um rapaz que narraria a história e não uma jovem com seus faniquitos irritantes e cheia de enrolação, mas me decepcionei. A narração de Ethan consegue ser bem parada e até em momentos decisivos a escrita era a mesma! Quase larguei o livro por três vezes e o que me levou a persistir foram os personagens secundários, ah esses são MARAVILHOSOS!  Roubam a cena toda vez que dão o ar de sua graça. Ridley, prima de Lena, é hilária e ganha a vaga de MELHOR QUOTE do livro! Marian, amiga bibliotecária da mãe de Ethan, cativa com sua sabedoria e Link, melhor amigo de Ethan, eu simplesmente amei esse menino! Tem como não amar?! Com toda certeza deixou o livro mais leve e divertido a cada aparição de seu personagem. Uma pena que eles tenham tido tão pouco espaço no livro, pois eles fizeram o que os personagens principais não fizeram que foi empolgar.

Parabéns a galera record pela capa! Ela é linda e muito mais bonita pessoalmente, mas achei bastante erro na minha edição. Erros que me deixaram perdida e por muitas vezes tive que deduzi de que personagem era tal fala, qual é minha edição? Não sei! E olha só! Tive que deduzir até nisso! (¬¬) Acredito que seja a primeira já que não encontrei em canto algum do livro.

Por fim indico o livro já que a história é boa, mas já deixo de sobreaviso que a narração é arrastada e que não se deve esperar muito do casal principal e sim dos personagens secundários, esses sim fazem a leitura valer a pena!
Dezesseis luas, dezesseis anos
Dezesseis dos seus mais profundos medos
Dezesseis vezes você sonhou com minhas lágrimas
Caindo, caindo ao longo dos anos...

Comentários
17 Comentários

{ 17 comentários... comente você também }

  1. A unica coisa que ainda me bato dessa serie e a tradução. Beautiful Creatures virou Dezesseis Luas e a unica coisa que não gostei dela foi a narração ... Nao foi nem o fato ser narrado pelo um menino ... eu achei ela meio lenta, em muitos momentos ele chegar a ser mais fresco e mais dramático que uma menina. Tirando isso amei a historia. O ultimo livro lançado aqui no Brasil, Dezoito Luas, e sinceramente ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá vem você me colocar com água na boca por Dezoito Luas. Porque já não basta Bloodlines né?!

      Excluir
    2. Achei a questão da tradução muito estranha também. Apesar de não me queixar com nenhum livro praticamente neste quesito, este foi algo bem ridículo =(

      Excluir
  2. Thai não é minha série favorita...Alias nem é uma série que gostei..Achei mesmo a narrativa lenta os protagonistas fracos..gostei muito mais dos personagens nem tão secundários...

    ResponderExcluir
  3. Thai parabéns pela resenha,adoro ter amigos que escrevem tão bem. Ainda não li, nem me animei pra ler, justamente por causa da narrativa, já tinha ouvido falar que é arrastada. Mas quem sabe uma hora me bate a louca e eu acabe lendo, ainda mais que o César disse que nos outros livros melhora. Vamos ver. Beijos miga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jujú me senti agora né! =D
      Leia sim. Como disse não é uma história chata, só a narração que peca mesmo por falta de entusiasmo. Mas fora isso tenho certeza que irá gostar e a série realmente melhora. Beijos

      Excluir
  4. O livro eh mtoo bom!!! preciso ler o segundo :)

    ResponderExcluir
  5. *u* to super ansiosa para ler esse livro! preciso demais dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pink eu aconselho a compra. Só a narração que peca mas a história é ótima!

      Excluir
  6. Aaah eu já li! Eu gostei bastante de tudo, e achei bem estranho a narração masculina. Eu li depois de ter assistido o filme e percebi a mudança, mas não foi muito grave. Quero o segundo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda é estimulante ouvir que o filme não é tão ruim. Eu ainda ñ assisti e fiquei morrendo de medo das críticas :O

      Excluir
    2. Eu sinceramente achei que narações masculinas fossem bem estranhas, mas a verdade é que eu tô preferindo essas as femininas, sério, geralmente é polpado uma grande parte de nhenhenhens.

      Excluir
  7. Eles fizeram uma porcaria com o filme, já ouvi dizer que o segundo livro tbm é uma maldição. Kkk, a verdad é que eu sinceramente não sei o que esperar. Um bom primeiro livro e uma provavel decepção com o segundo. Mesmo assim eu quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme só vi umas partes, mas já da pra perceber que boa parte dele foi destruido pelos atores.

      Excluir
  8. Sem achei que esse livro era bem mais e.e tá ai o pq do filme ter ido tão ruim, o livro n é lá grandes coisas.
    Posso estar julgando demais, mas sempre esperava que as pessoas gostassem mais desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei o livro mas até hoje não chegou =( E faz tempo hein? KKK Enfim. O filme não vi ainda mas pelo trailer DETESTEI. Que atuações foram aquelas? Enfim, mas conheço gente que gostou. Já o livro tenho muita vontade de ler né, e quando chegar o meu exemplar lerei :)

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -