Postado por : Patricia Gonçalves 07 agosto 2013



Olá queridos leitores do 4Amigas! ;D Já que passamos por algumas mudanças, pensei em começar propondo que vocês também possam mudar: lendo um clássico! Para quem ainda não conhece o esquema dessa coluna, nossa ideia é ajudar os leitores a lerem os clássicos, desmistificando esse medo que se criou em torno desse "gênero".

Hoje não resenharei nenhum livro, mas abordarei alguns pontos que as pessoas sempre levantam quando se trata desses livros... Acima de tudo, o espaço dessa coluna é totalmente aberto e é feita para vocês, então se sintam livres para expressarem-se nos comentários. É muito importante para mim saber o que pensam. Então, a seguir teremos algumas ideias e tentarei esclarecer com alguns argumentos.

-Não leio clássicos porque eles são chatos.
Depende do ponto de vista. Claro que alguns titulos focam muito no periodo histórico em que foram produzidos e assim, podem parecer cansativos. Mas são excelentes fontes de informação sobre como a sociedade pensava, como era a realidade das pessoas e etc.

-A leitura é difícil e não consigo entender o texto.
Um dos grandes entraves! Podemos conseguir solucionar esse problema de algumas formas: procure pelo livro adaptado (eles costumam ter um vocabulário mais acessível aos nossos dias); tenha sempre um dicionário ao lado; procure edições mais novas e por fim, caso ainda tenha dificuldade, peça ajuda a algum professor conhecido seu de Literatura (ele pode te indicar livros que sejam mais "fáceis" e aos poucos vai aumentando o grau de complexidade).

-Só existe romance.
Claro que não! Se souber que autores procurar, encontrará livros de todos os gêneros, desde romance, até policial, suspense, terror e inclusive ficção científica. E com certeza, muitos desses titulos inspiraram algumas histórias que nos rodeiam atualmente.

-As histórias são ultrapassadas. 
A essência do ser humano não mudou durante os séculos. Continuamos amando, odiando, sonhando... Então se você prestar atenção, as histórias são atuais sim, apenas com uma roupagem diferente! E não existe nada ultrapassado, tudo na vida (e a moda está ai pra provar) é um ciclo. Algumas coisas sempre se repetem.


Espero que após lerem essa coluna, vocês sintam-se inspirados para os clássicos! :)
Na próxima coluna, resenharei o filho mais famoso de Alexandre Dumas: Os Três Mosqueteiros!







Comentários
2 Comentários

{ 2 comentários... comente você também }

  1. ótimo incentivo a leitura de clássicos. "90%" dos leitores não leem clássicos por acharem eles chatos e monótomos.

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -