Postado por : Thainá Cristina 14 outubro 2013


Título: Terrível Encanto
Série: Wicked Lovely #1
Autora: Melissa Marr
Páginas: 360
Editora: Rocco
Resenha por: Alessandra
Compre com desconto
Consigo pensar em pelo menos umas dez coisas que me são mais fáceis de escrever do que resenhar "Terrível Encanto". Prometo que vou tentar ser o mais imparcial possível, mas vai ser bem difícil. Melissa Marr é uma das escritoras mais competentes e envolventes que eu li desde que me joguei neste universo de "YA/Fantasia/Romance".

Entrei no site da autora Melissa Marr, depois de muito ver seu nome circulando entre vários autores internacionais que sigo no Twitter, e fiquei encantada com a proposta da história, logo depois disso, quase que lendo meus pensamentos, vi que a série estava vindo para o Brasil.

O título do primeiro livro e que dá nome a série, "WICKED LOVELY", foi perfeitamente traduzido como "TERRÍVEL ENCANTO", e é Editada no Brasil sob o selo JOVENS LEITORES da EDITORA ROCCO. A Editora Rocco acertou em cheio na opção em manter as LINDAS capas da coleção, que como você poderá concluir neste post, são deslumbrantes! 

Comprei o primeiro livro numa tarde de Sábado, e na Segunda-feira pela manhã não só já havia lido-o, como encomendei o resto da coleção na Book Depository. Li a coleção completa entre Setembro e Dezembro de 2011, e apesar de gosto ser algo muito pessoal, digo a vocês: Não tenho receio nenhum em afirmar que "Terrível Encanto" é uma das melhores coisas que eu já li, e sei que não sou a única!

A série completa conta com: Terrível Encanto (Wicked Lovely), Tinta Perigosa (Ink Exchange), Frágil Eternidade (Fragile Eternity), Sombras Radiantes (Radiant Shadows), e Darkest Mercy. Uma curiosidade interessante sobre a concepção dos livros, é que quando Melissa Marr começou a escrever "Terrível Encanto", ela acreditava que escreveria apenas um conto. 

O primeiro livro é uma apresentação geral do universo de "FAERY", um mundo invisível governado por seres encantados, em sua maioria Fadas, e como este coexistente com o mundo real em que vivemos. 

Lá, você será apresentado a AISLINN, a protagonista da história. Aislinn seria uma garota como outra qualquer, se não fosse pela total ciência da existência de FAERY e seus seres encantados, ou como ela crê, horripilantes, manipuladores e maldosos. Para que sua vida beire a normalidade, ela foi desde muito cedo instruída por sua avô a cumprir 3 simples regras:

1. Não desperte a atenção dos seres encantados
2. Não fale com os seres encantados
3. Não encare os seres encantados

Sob estas simples regras Aislinn consegue manter as coisas "quase" sob controle, mas isso muda totalmente com a chegada de KEENAN (personagem que você vai amar e odiar tantas vezes que perderá as contas), o Rei do Verão. Keenan foi amaldiçoado por sua mãe BEIRA e para se livrar de tal maldição ele precisa encontrar a sua Rainha - a qual vem procurando por nove séculos - caso não a encontre, sua mãe, a Rainha do Inverno, acabará de vez com a existência Verão. 

O problema é que a provável candidata ao cargo de Rainha do Verão, nossa querida Aislinn, acabou de descobrir que está apaixonada por seu melhor amigo SETH, que por sua vez, corresponde profundamente a estes sentimentos. E acredite, eles não estão nem um pouco interessados em se separar!

Nem é um enredo tão envolvente assim, certo? Errado! Melissa Marr trata o universo YA com singular seriedade e realismo, fugindo do repetido modelo "garota indefesa/garoto bacana/garoto malvado", e apesar da pouca idade dos personagens, todos trazem uma bagagem de vida bem difícil o que dá a história contornos bastante maduros.

Apesar de se tratar de uma série, "Terrível Encanto", e todos os outros livros, têm começo, meio e fim, você não vai ficar parado no meio da frase sem saber se a mocinha "matou" ou "foi morta", ainda assim, você não será capaz de viver sem a seguinte resposta: "Mas o que aconteceu a AISLINN, KEENAN e SETH?

E o que acontece depois é algo que eu nunca tinha visto antes em uma série: Outra História.

Título: Tinta Perigosa
Série: Wicked Lovely #2
Autora: Melissa Marr
Páginas: 328
Editora: Rocco
Resenha por: Alessandra
Compre com desconto
TINTA PERIGOSA, o segundo livro da série, é na minha opinião, o livro que define o brilhantismo desta série. 

LESLIE é uma garota que está perdida, seu lado aparentemente fútil e dissimulado, não é mais capaz de encobrir sua tristeza e seu medo. A precoce morte de sua mãe ruíram as estruturas familiares de Leslie, seu pai tornou-se alcoólatra e seu irmão traficante, quando não está na escola, trabalha duro para manter paga as contas da casa. Depois de viver experiências extremamente dolorosas, Leslie decidi fazer uma tatuagem, um desenho misterioso, escondido em uma pasta de ilustração no estúdio de tatuagem, dá a Leslie a estranha sensação de ter descoberto a respostas para toas as suas aflições, a preciosa chave para sua liberdade e rendição. O que ela nunca poderia imaginar, é que todo o seu desespero, dor, raive e vergonha, seria o combustível que a ligaria de maneira intrínseca através de sua tatuagem, a um universo obscuro e cruel, A CORTE ESCURA.

O Rei da Corte Escura, IRIAL, vê em LESLIE a possibilidade de sanar os atuais problemas de sua Corte: Mantê-los alimentos! uma jovem desesperada é o veículo perfeito para emanar todos os piores sentimentos vividos pelos humanos, negatividade suficiente para alimentar seu reino, seguidores e súditos. Munido de uma persuasão indescritível e seu charme devastador, vai fazer o que for possível e impossível, para atrair a atenção de Leslie. E tem também o Niall... Ah, o Niall!!! 

Um texto tenso, gótico e envolvente. TINTA PERIGOSA é o livro que marca de maneira incisiva o sutil toque erótico que acompanhará os próximos livros da série. Personagem que apareceram de maneira banal no primeiro livro, ARIAL, LESLIE e NIALL, ganham vida e ocupam espaços inenarráveis na trama, é neste livro que você se dará conta que AISLINN, KEENAN e SETH, são apenas partes adicionais de um universo muito maior, impecavelmente bem escrito e arrebatadoramente apaixonante. 

Recomendo ler TINTA PERIGOSA, com TERRÍVEL ENCANTO na mão. Algumas passagens "banais" do primeiro livro, como a primeira aparição de IRIAL (licença poética concedida a Blogger nesse momento: EU AMO ARIAL / NIALL!) no estúdio de Tatoo e Piercing, que em Tinta Perigosa, são contadas pela ótica de LESLIE, já foram descritas em Terrível Encanto pela ótica de Aislinn, sendo que ambas estão no mesmo momento conversando dentro do estudio de tatuagem. Este é aliás, um recurso bastante usado por Melissa Marr no decorrer da série. Agora me e diz: Isso é GENIAL, ou não é???

Título: Frágil Eternidade
Série: Wicked Lovely #3
Autora: Melissa Marr
Páginas: 400
Editora: Rocco
Resenha por: Alessandra
Compre com desconto
Em “Frágil Eternidade”, o terceiro livro da série, Aislinn, Keenan e Seth, estão de volta ao centro dos acontecimentos, mas não há como falar sobre o que está acontecendo a essas alturas da história, sem expor as surpresas e reviravoltas do caminho.

Então, vou aproveitar para fazer menção a minha querida Donia. 

Pergunta: Você acha sua vida amorosa difícil? 

E se você estivesse FADADO a viver ao lado do amor da sua vida, dia e noite, consumida por um frio ininterrupto, e sua tarefa fosse convencer VÁRIAS (eu disse várias!!!) outras mulheres a não confiar nele, mesmo sabendo que isso é impossível, já que ele irá cortejá-las e adorá-las por toda a eternidade, você continuaria achando sua vida amorosa difícil? Pois bem, lhes apresento DONIA. Personagem integrante desde a primeira página da série, ela irá conquistar seu coração mesmo em atitudes extremas.

Ao Final de “Frágil Eternidade”, Melissa Marr escreveu duas "Shorts Stories" vendidas apenas no formato e-book, sobre o que ocorreu com alguns dos personagens, até o lançamento do quarto livro Sombras Radiantes, elas são: "Stopping Time" e "Old Habits", ambas sobre Irial, Leslie e Niall.

Os últimos livros são Sombras Radiantes e Darkest Mercy, e entre eles, outra "Short Storie" Cotton Candy Skies.

 

Depois existem dois contos: O "Merely Mortal" que faz parte do livro Enthralled, que é uma compilações de vários escritores sobre temas sobrenaturais, e o "Family", que é um dos contos de "Faery Tales and Nightmares", o livro de contos escrito por Melissa Marr.

Bom, sou fã de Melissa Marr, admiro a maneira impecável com que trata tópicos delicados como homossexualismo, abuso sexual e relações passionais, com um toque de genial sutileza e elegância, créditos indispensáveis para quem quer escrever para jovens adultos. 

Para quem quiser ler a série na sequência cronológica dos acontecimentos, a ordem é a seguinte:

Livro 1 - Terrível Encanto 
Livro 2 - Tinta Perigosa 
Livro 3 - Frágil Eternidade 
Conto - Stopping Time
Conto - Old Habits
Livro 4 - Sombras Radiantes 
Conto - Cotton Candy Skies
Livro 5 - Darkest Mercy
Conto - Merely Mortal
Conto - Family



Esse é o Vídeo de "Is she Secretly on my Side?" e faz parte do playlist da Melissa Marr para Wicked Lovely. Para os que não conhecem Unwoman "I Highly recommend".



Comentários
4 Comentários

{ 4 comentários... comente você também }

  1. Preciso dizer que quero essa serie para ontem?!
    Eu vi o lançamento de alguns livros dessa serie, mas pelas capas eles não haviam me chamado a atenção.. agora depois dessa resenha combo, eu realmente preciso ler!
    O universo que a autora criou parece ser incrível. Gostei dessa jogada dos livros focarem personagens diferentes.. assim é bom que raramente cansamos da da leitura.

    Obrigado pela diga. ela já está mais do que anotada!

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  2. Hey!

    Olha, eu já queria ler essa série. Afinal, é sobre fadas, um dos meus seres mitológicos favoritos da literatura. E essas capas são mesmo maravilhosas, só desse quarto que eu achei esquisitinha, mas enfim... Depois dessa resenha tenho que me segurar pra não ir correndo comprar! É maravilhoso saber que alguém com gostos parecidos com os meus amou tanto assim o livro, é um incentivo a mais!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiin adorei *----*
    Já está na minha lista de desejados o//

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo tanto você falar dessa série que fico mega curiosa para ler..ia comprar alguns livros dela numa promo do sub mais não deu muito certo não =/ Quem sabe numa próxima ? Só sei que SOU apaixonada pelas capas..

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -