Postado por : Thainá Cristina 16 novembro 2013


Título: Jogos Vorazes
Trilogia: Jogos Vorazes #1
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Editora: Rocco
Resenha por: Alessandra
Compre com desconto

Farei meu Debut nas distopias em grande estilo: The "HUNGER GAMES TRILOGY", para nós, A "TRILOGIA JOGOS VORAZES"

Quando fechei a última página de "A Esperança"eu chorava c-o-p-i-o-s-a-m-e-n-t-e, há algum tempo e não lia algo tão impactante, e por consequência, sabia que viria pela frente uma resenha bem difícil de escrever, aquelas que há tanto a dizer que você não consegue começar!

Em um cenário futurista e apocalíptico, a América do Norte como conhecemos, não existe mais, agora ela se chama PANEM, uma nação formada originalmente por 13 DISTRITOS, que respondem unicamente ao poder centralizador e autoritário da CAPITAL

Os DISTRITOS são nomeados numericamente, e em ordem crescente contando a partir da CAPITAL. Dispostos em camadas, como uma célula, cada Distrito possui uma riqueza natural que o caracteriza e o obriga a abastecer, abundantemente seu núcleo, a CAPITAL, ainda que os próprios vivam na mais absoluta miséria.

Como regra básica em uma sociedade distópica, a Capital mantém um opressivo controle sobre os moradores de seus Distritos, onde a fome e privação de necessidades básicas, são levadas ao seu extremo. É diante desse governo, que o mais distante dos distritos, o Distrito 13, decidi se rebelar contra seu opressor. O resultado desse levante é a total extinção do Distrito 13.

Como retaliação ao ato de rebeldia e em memória ao Distrito dizimado, a Capital institui que anualmente haverá uma colheita, onde os 12 Distritos restantes oferecerá em TRIBUTO, um homem e uma mulher, com idades entre 12 e 18 anos, que irão para uma Arena, e em transmissão televisiva para toda a Panem, lutarão até que reste apenas um sobrevivente, um único vitorioso. Bem Vindo aos JOGOS VORAZES, e que a sorte esteja sempre em seu favor! 

KATNISS EVERDEEN tem 16 anos e vive no Distrito 12, a riqueza que característica seu Distrito são as Minas de Carvão, as mesmas que mataram seu Pai em uma explosão, desde então ela é responsável em manter e cuidar de sua mãe e da irmã mais nova, PRIM.

KATNISS vê o mundo parar e sua vida desmoronar, quando o nome de sua irmã Prim, é sorteado como Tributo para a 74° Edição dos Jogos Vorazes, poucos são os segundos que a separa da decisão que mudaria completamente a história de Panem: Ela se voluntaria a substituir a irmã.

Para a mesma edição dos Jogos, seu par de Distrito, e de Arena, é sorteado, PEETA MELLARK, o "Garoto do Pão". Para trás, KATNISS deixa sua mãe e irmã aos cuidados de GALE HAWTHORNE, seu inseparável amigo de caça e seu primeiro amor.

O primeiro livro é fantástico, os detalhes da sociedade idealizada pela autora SUZANNE COLLINS, é de riqueza e preciosidade inigualável, apesar de livros anteriores, abordarem um tal futuro imaginário e onde figura a total deterioração moral da sociedade, é JOGOS VORAZES o limiar que vai definir o atual e crescente Gênero Distópico.

EM CHAMAS, o segundo livro da trilogia, me deixou um pouco apreensiva com o tema central da trama (óbvio que não o mencionarei), mas durou poucas páginas, Suzanne Collins emplaca o mesmo ritmo cativante e alucinante que a consagrou no primeiro livro.

Os novos personagens apresentado (meu carinho especial a FINNICK ODAIR e BEETE), são ENCANTADORES e de extrema importância ao desenrolar da história. EM CHAMAS é o livro onde os fatos são alicerçados e amarram-se as pontas que eventualmente ficaram soltas pelo caminho, e são estes fatos que vão coroar um dos desfechos mais emocionantes que já li.

A ESPERANÇA, para mim, é a "Obra Prima" da TRILOGIA JOGOS VORAZES, lá, as mazelas humanas são escancaradas em seu íntimo, mostrando as mais assustadoras e horrendas facetas do Poder e das artimanhas políticas. As duras críticas sociais do texto, deixa CLARO que Suzanne Collins é uma profunda conhecedora das privações impostas pela guerra e das consequências decorrentes a deterioração dos valores da sociedade.

E o povo que está lendo esta resenha deve tá pensando: Olha que bonitinho, Alessandra escrevendo toda IMPARCIAL! Você que gosta de uma simples abordagem sobre o livro, pode parar por aqui, porque agora começa a sessão DESABAFO!

Que DESGRACEIRA, hein gente!!! é incrível, você lê o parágrafo já esperando que a qualquer momento alguém vai pelos ares, e se rolar um momento "Feliz", pode saber que o fulano não chega até a próxima linha! Minha regra básica depois que li o primeiro livro era: Não se apegue.... 

Em dado momento, eu estava convicta, que essa mocinha seria DESTROÇADA! Só que não, porque KATNISS é a legítima DEUSA. Já tinha um tempinho que eu não via uma heroína dessas, ARQUEIRA, caçadora, impulsiva, passional, destemida, corajosa...ufa! Tive meu coração ARREBATADO quando HAYMITCH (SEU LINDO!!!), diz que por conta do seu temperamento intempestivo as pessoas achavam melhor esconder os "detalhes" dela...

GALE. Esse é o cara. Viu a mulher que amava na TV com outro, cuidou da família dela, apanhou por ela, lutou com ela, daria a vida por ela, e mesmo assim, recuou quando foi necessário. Para mim desde a primeira aparição de Gale na cena da campina, ficou claro que ele era o soldado que lutaria até as últimas consequências pelos que amava e por suas convicções!

PEETA MELLARK. Ler Jogos Vorazes lhe dará infinitas lições, mas a mais preciosa delas é Peeta Mellark que irá lhe ensinar, e esta é: Não há nada que o amor e o altruísmo não possam vencer! Sim, ele é charmoso, encantador, comunicativo, inteligente, confeiteiro..., mas antes de tudo, ele é um ser humano nobre, ele é BOM.

Peeta tem um coração, que em 3 livros, Katniss não conseguiu descrever, e será sempre ele, o porto seguro que ela usará para manter sua mente tranquila, seu sono a salvo, seus pesadelos distantes e seu coração em paz. Mas não se iludam, o "Garoto do Pão" também incendeia seu corpo de maneira que Katniss não consegue entender...

É claro que JOGOS VORAZES foi para o cinema, e eu amei o filme, na minha opinião, A MELHOR ADAPTAÇÃO LITERÁRIA que já foi para os cinemas, é simplesmente fantástico, entretenimento de primeira linha, principalmente para quem conhece os livros. E só para arrasar, um “casting” inominável dá vida aos nossos heróis: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. E se preparem, porque nessa sexta-feira, chegou nas telonas a sequência mais esperada de 2013: “EM CHAMAS”



Minha dica? Mantenha os olhos e todas as suas atenções na fanpage da Paris Filmes, eles são os distribuidores exclusivos da saga no Brasil e prometem, literalmente, incendiar nas promoções e estreia do filme no Brasil.

Os três livros da Saga: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança, são editados no Brasil pela EDITORA ROCCO.

Vou encerrar com a citação FAVORITA e que melhor traduz a saga para mim:
"Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição"

Então, é assim gente:

DEVO LER A TRILOGIA JOGOS VORAZES, 
VERDADEIRO ou FALSO?
VERDADEIRO.


Comentários
3 Comentários

{ 3 comentários... comente você também }

  1. Ai flor, nem me fala do fim de a Esperança. Eu inundei meu quarto com esse livro! Todos deveriam ler essa trilogia, é tão intensa e traz tantas reflexões e ensinamentos. Eu confesso que Em Chamas foi meu favorito. Gostei de A Esperança e concordo sim que é uma obra prima, mas houve uma quebra no ritmo que me desanimou um pouco. O primeiro filme eu gostei mas achei que poderia ter sido bem melhor. Mas Em Chamas... NOSSA SEM PALAVRAS. VI TEM MAIS DE 24 HORAS E AINDA NAO CONSIGO TIRAR DA CABEÇA; UMA DAS MELHORES QUE JÁ VI. CORRE PRO CINEMA FLOR!

    P.S.: Odeio o Gale, sorry. E não é por conta dos para quedas só não, eu o odiei desde o inicio!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta pode ser feita: Quem não ama A saga Jogos Vorazes? kkkkk
    Eu devorei os livros em um piscar dos olhos e ainda sinto falta deles :'(
    Como você disse Jogos Vorazes é um ótima adaptação, mas , Em Chamas superou todos as adaptações já feitas, fez a maioria dos jovens (só jovens não) irem ao cinema chorar, rir e se apaixonar mais ainda.
    Resumindo, SUZANNE COLLINS É UMA DIVA, DEUSA! KKKKKKK

    Abraços,
    E que a sorte esteja sempre ao seu favor! _|||_

    ResponderExcluir
  3. Gostei, não sabia que os Jogos Vorazes tinham sido criados em memória ao Distrito 13, no filme nao me lembro de ter visto isso, e fiquei muuuuito ansiosa pra ler ou assistir logo A Esperança, pelo que voce disse, esse sim é pra ficar na memória, e o filme é realmente uma das melhores adaptações. Beijos!!!

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -