Postado por : Bruna Souza 02 abril 2014

Rin Tin Tin, A Vida e a Lenda
Autora: Susan Orlean
Páginas: 308
Editora: Valentina
Resenha por: Bruna Souza
Compre com desconto
Quem nunca ouviu falar de Rin Tin Tin, o famoso e eterno cão ator? Nascido no meio do caos da primeira guerra mundial e que fora resgatado por Lee Duncan, um jovem soldado.

Em Rin Tin Tin - A Vida e a Lenda, conheceremos a história de Lee e sua dura trajetória até obter idade suficiente para se juntar ao exército e ser recrutado para a primeira guerra mundial, aonde encontra uma ninhada de pastores alemães em meio aos escombros da guerra. E como o próprio Lee relata em seus cadernos, que a autora Susan Orlean tomou como fonte para constituir esse livro, sua vida realmente começa, no dia em que encontra Rin Tin Tin.

Com o fim da guerra e deslocado, Lee com muito esforço consegue ingressar Rinty (Rin Tin Tin) nos cinemas, que na época ainda era de filmes mudos. O cão logo virou o ator do momento e seus filmes bateram recordes de bilheterias.

Com o passar dos anos e a morte do primeiro Rin Tin Tin, a vida de Lee passou por altos e baixos, da riqueza a sérias dificuldades financeiras.

Lee achava que seu cão poderia ser imortalizado, e decidiu passar seu legado a diversas gerações. Fato que devo admitir que me incomodou um pouco por Lee sempre achar que Rin Tin Tin poderia ser substituído por outro cão a altura ou até melhor que o primeiro, coisa que as vezes dava a impressão que apenas criava Rinty afim de lucrar e não por amor.

Com Rin Tin Tin Junior, Lee teve desilusões e até dificuldades financeiras. Já com Rin Tin Tin III, participou da segunda guerra mundial e voltou ao cinema, que naquela altura, já havia sido “modernizado”.

Susan Orlean fez um ótimo trabalho, suas pesquisas nos presenteou de muitas formas. Seu livro não conta apenas a história de um cão e seu dono. Nele descobrimos a origem da raça Pastor Alemão, aprendemos um pouco da história do cinema, como surgiu o adestramento de cães, fatos históricos e a triste e sofrida história dos animais no cinema e na guerra, que eram terrivelmente maltratados e usados como objetos.

É interessante descobrir mais sobre o cão que fez parte da história de muitas infâncias pelo mundo, e triste saber que a nova geração talvez nunca o conheça de fato. Rinty pode ser tido como uma lição de vida. Nasceu no improvável, conseguiu vencer cada obstáculo e sempre mantinha seu rabinho abanando.

Recomendo este livro, que me agradou do inicio ao fim, a todos pois sei que irá agradar a muitos outros.

Devo falar da capa? Eu amei, é claro *-* A editora Valentina está de parabéns, o livro está perfeito.

Comentários
7 Comentários

{ 7 comentários... comente você também }

  1. A composição da capa ficou maravilhosa! Adoro histórias de cachorros e dono, esse amor animal, fiquei muito curiosa com a leitura, vou procurar esse livro. Ótima resenha!

    Adorei o blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ira se arrepender da leitura!
      Obrigada Claris ;*

      Excluir
  2. Que fofo. Pena que Lee não parecia ter um amor incondicional pelo primeiro :( ADorei, e que capa linda!

    ResponderExcluir
  3. A capa realmente é linda e estou surpresa pela quantidade de fatos que não sabia sobre Rin Tin Tin, principalmente que ele era de uma ninhada encontrada durante a guerra.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu gostaria muito de ler esse livro, confesso que antes não sentia muita vontade de ler, sei lá, um livro sobre um cachorro isso não me atraiu muito, mas a sua resenha me deixou curiosa e me fez mudar de ideia imediatamente, com certeza a historia é maravilhosa, e saber mais sobre Rin Tin Tin, seria maravilhoso, e realmente a capa é linda.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, vale a pena ler. Rin Tin Tin é uma Lenda de verdade!!

      Excluir
  5. Toda a historia de Rinty é surpreendente!

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -