Postado por : Quatro Amigas e um Livro Viajante 25 setembro 2014

Título: Presságio
Autor: Leonardo Barros
Páginas: 224
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos
Resenha por: Victória Santana
Compre | Adicione no Skoob
Presságio – O assassinato da freira nua” é o segundo suspense policial do autor Leonardo Barros, publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. O primeiro foi “O Maníaco do Circo – e o menino que tinha medo de palhaços” (minha próxima leitura do autor!). 

Em Presságio, conheceremos Alice, uma mulher de vinte e seis anos, que desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considera psicótica, mas a vida de Alice começa a mudar quando um misterioso homicídio aparece em uma de suas visões. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas ele não se parece em nada com o real assassino da premonição de Alice. Agora cabe a ela desvendar esse enigma para que o verdadeiro culpado seja punido, mas para isso ela terá que lutar contra pessoas inesperadas e contra o tempo, para provar que não é louca. 

Sou apaixonada por romances policiais, então, nem preciso dizer que esse livro me fisgou e ainda por cima, é nacional, o que só me deixa ainda mais orgulhosa do talento literário de nossos autores! 

Vamos lá, Presságio já começa com uma cena de assassinato, o da Irmã Bianca, o crime repercute pelo meio policial, porque meu Deus, assassinaram uma freira! A investigação corre e o suspeito número um é o Beato Judas, um de seus alunos. Até aí, tudo bem! Tudo muda quando em uma festa a fantasia, em que Alice se encontra, Vívian (com “V” de vagabunda) é assassinada enquanto tinha relações sexuais com algum cara, agora prestem atenção: a safada foi vestida de freira! Em meio às drogas, a única coisa que Alice se lembra dessa noite, é o presságio em que Vívian era morta por um homem fantasiado de diabo. 

“Agora Alice se via flutuando sobre nuvens de algodão. Ela poderia jurar que enxergou o momento exato em que as notas musicais dilaceraram as nuvens imaginárias para que a moça caísse delas. E, a cada batida da percussão, ela percebia as paredes mudando de cor.” 

O crime ganha repercussão quando as suspeitas para o assassinato voltam-se para o Beato Judas, o tornando um serial killer, Alice tem certeza que não foi ele, mas depor sobre o crime tendo como única prova seu presságio, só evidencia seu estado de loucura no meio médico. E assim, o livro segue num ritmo rápido, narrado em terceira pessoa, com cenas intercaladas entre Alice e outros personagens, te surpreendendo a cada instante e sendo digno de comparação a obras internacionais do gênero. 

Todos os personagens tem uma carga emocional muito grande, o autor não peca na formação deles, até os secundários. A capa faz jus ao conteúdo, com todo esse tom de mistério, as páginas são um pouco amareladas e o tamanho das letras, só melhora a leitura! Não encontrei praticamente nenhum erro ortográfico, então, parabéns pelo trabalho da editora! 

Recomendo “Presságio – o assassinato da freira nua” a todos os amantes do gênero e a quem não é também, deliciem-se com essa obra nacional muito bem escrita! 

“- Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal.”

Resenha por:



Sobre a autora da resenha

Sou uma leitora compulsiva. Digo que leio para fugir do mundo, me encontrar e encontrar mais motivos para continuar vivendo. A literatura nos transforma e nos leva a ser quem quisermos. Sonho em ser escritora e dar o mesmo prazer que recebo ao ler. Sou tão eclética com os livros quanto sou com a música, é difícil dizer o meu gênero favorito.

TOP: Harry Potter, A menina que roubava livros, Divergente, 1984, Nada dura para sempre, Percy Jackson e todos do John Green.

Comentários
36 Comentários

{ 36 comentários... comente você também }

  1. A-M-O livros policiais!! E qnd tem um romance melhor aiiinda!! haha
    Não conhecia esse autor mas super me interessei pelas obras dele!
    Gostei bastante da sinopse e a resenha me animou mais ainda a lê-lo!
    Gostei de saber q os personagens foram bens construídos! Já pulou vários livros na minha lista de desejados! ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!
      Eu também amo livros policias, são demais, né? Que bom que você se animou a ler, se o fizer não deixe de comentar o que achou do livro!
      Beijos

      Excluir
  2. VIC QUE RESENHA É ESSA?
    Amei bb, você conseguiu explicar Presságio de uma maneira incrível, fiquei hiper curiosa pela história. Muito mesmo ♥
    Acho que estar no lugar dessa menina não é fácil. Diga aí: Tentar ajudar a desvendar um crime e ser chamada de louca? Principalmente por inocentar um serial killer? Brilhante.

    Adorei a resenha, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn, Tamires! Obrigada, flor!
      Você me arrancou um sorriso agora! Que bom que você gostou, você sabe que acompanho o Pausa para um livro e amo muito! Não, está no lugar de Alice não é nada fácil, mesmo! O autor arrasou no desenrolar da trama!
      Beijos ♥

      Excluir
  3. Victória!
    O que mais me chamou atenção na resenha do livro é a abordagem psicológica dada ao enredo do livro. É que os romances policiais, além do mistério e do desenrolar dos fatos policiais, quando levados pelo lado psicológico, é simplesmente fascinante.
    Não li ainda nenhum livro do autor, mas gostaria muito de apreciar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      É isso mesmo que me fascina nos romances policiais ligados ao psicológico, a mente humana é o nosso maior mistério e interminável fonte de inspiração! Se ler o livro, não deixe de comentar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  4. Li esse livro já faz um tempinho então não lembro de muitos detalhes. Lembro de ficar super impressionada com o desenrolar da história e até com um pouco de medo. E lembro tbm da vida de cão da Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jois!
      Eu também me surpreendi em alguns momentos, mas não tive medo! kkk Acho que já estou acostumada em ler esse tipo de coisa! Mas, é bem isso mesmo, a Alice sofre o pão que o diabo amassou! kkk Literalmente!
      Beijos

      Excluir
  5. Parabéns!
    Foi brilhante ao resenhar esse livro. (Como todas as vezes que tenta incentivar as pessoas a lerem algo). Conseguiu nos envolver na história de maneira incrível e nos instigar a ler a mesma.
    Me sinto muito orgulhos de você, minha pequena Grande leitora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooowwnnnn, que comentário lindo! kkk
      Fico feliz em, mesmo depois de quinze anos, poder compartilhar e dividir minhas alegrias e sucessos com você! Obrigadaaa, e eu que sinto orgulhosa em tê-la como amiga!
      Beijoooos

      Excluir
  6. Oiee.
    Também sou apaixonada por livros policiais e serial killers me fascinam (isso pegou mal né?), pois é, sou apaixonada por livros que tem assassinatos em séries e coisas macabras, eles conseguem nos prender de um jeito que poucos são os outros gêneros que o fazem.
    Esse livro pelo que você falou me parece ser um desses, em que a gente só larga quando leu a última linha.
    Também fico muito feliz com o fato de os autores nacionais estarem arrasando tanto quanto os de fora, dá um orgulho danado.
    Amei a resenha e o livro já foi pra minha listinha infinita.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Iêda!
      As pessoas também acham estranho eu gostar dessas coisas, mas não tem jeito, eu amo! kkk Eu também me sinto orgulhosa do mercado editorial brasileiro estar crescendo e abrindo ainda mais portas!
      Obrigada pelo comentário, e quem não tem uma lista infinita? kkk
      Beijos

      Excluir
  7. Adoro livros de policiais acho que ja dois que peguei na biblioteca em minha escola
    eu gostei bastante dos dois que li e este que tu resenhou Pressagio parece ser muuito bom
    que mostra bastante detalhes da cena que acontece na historia e acho que isso e importante


    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Girlene!
      Há muita coisa boa nas bibliotecas das escola, né? kkk Presságio é muito bem descrito, se você ler, não deixe de comentar o que achou!
      Beijos

      Excluir
  8. Eu vi esse livro no Amazon e tava naquele precinho bom, mas eu conhecia ele, mas agora fiquei louca aqui só de ter deixado passar.
    Eu não sabia que o autor é brasileiro, coisa que ultimamente vem me deixando bastante feliz.
    E essa resenha ai, me fez ver o quanto eu estava errada sobre o livro.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires
      Aquela dorzinha de arrependimento por não ter comprado um livro :( kkk Tem uma emoção diferente, ler um livro nacional, né? Espero que você consiga lê-lo!
      Abraços

      Excluir
  9. Victoria!
    Livros policias são bem atrativos e se bem escritos de forma que possamos acompanhar todo raciocínio do criminoso, torna o livro interessante.
    A protagonista com seus presságios tenho certeza que chegará a elucidação do crime, assim espero.
    Gostaria muito de apreciar a leitura ainda mais de um jovem autor nacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Se assim fizer, espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  10. Eu realmente não gosto de livros do gênero, mas esse até parece ser bem interessante. Os personagens parecem ser bem construídos, e a história parece ser muito boa. E eu fiquei curiosa pra saber tudo desse crime.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela
      Talvez seja a sua chance de começar a gostar! kkk
      Beijos

      Excluir
  11. Sou aficionado por romance policial desde a adolescência. Não consigo resistir a uma boa trama recheada com assassinatos e muita suspense. Quero esse livro desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lissandro
      Romance policial é demais, né? Amo assassinatos e suspenses também! kkk Espero que leia o livro!

      Excluir
  12. Oiiiii
    Não sou muito chegada nesse genero,mas confesso que esse me deixou querendo e muito ler ele,vou ve aventurar a ler mais os generos que não leio muito e vou começar com esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Larissa
      Se você se aventurar na trama do livro, não deixe de contar se gostou!

      Excluir
  13. Olá Victória!! Já algum tempo li uma resenha sobre este livro, pois sou fã deste gênero e simplesmente amei a historia e fiquei tão animada pela historia que acabei comprando o livro, esta na minha estante e ainda não realizei a leitura, mas depois de ler esta tua resenha, creio que este suspense será uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Michelli
      Ebbaa, espero que leia mesmo! E espero que goste!!

      Excluir
  14. Eu não ou a maior fã do gênero, mas de vez em quando eu leio... Eu gostei bastante da resenha, fiquei bem curiosa pra conhecer o livro, ainda mais sendo nacional :) E quero saber tudo desse assassino, e da protagonista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela
      Que bom que gostou da resenha, espero que leia o livro!
      Beijos

      Excluir
  15. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, estou louca para ler o livro, ouvi muitos elogios sobre ele, o estilo do livro faz muito o meu gênero literário, e sem contar que é de um autor nacional, e eu estou amando ler livros escritos pelos nossos autores.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem sim, e vc?
      Que bom que gostou da resenha, fico feliz! Espero que leia o livro!
      Beijos

      Excluir
  16. Segunda resenha de livro do Leonardo que leio e só vejo elogios pra ele.
    Nunca li um romance policial e ultimamente venho passeando em vários gêneros da literatura. Me interessei pelo livro e ainda mais por saber que um autor nacional. Tenho tentado ler mais livros nacionais.

    Espero em breve conferir algum livro dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulinha
      Espero que consiga ler algo do Leonardo, ele é muito bom!! E ler nacionais dá um orgulho, né?
      Beijos

      Excluir
  17. Sou fã do gênero, e apesar de ser a primeira vez que leio sobre o livro já me encantou, principalmente por ser um nacional! Livros policiais são os que mais amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Andreza
      Se você gosta de livros policiais, vai gostar desse!
      Beijos

      Excluir
  18. Oii Vick !
    Me apaixonei pelo livro, pronto, preciso ler .. Amo romances policiais também, mas ainda não tive oportunidade de ler esse gênero em nenhum livro de escritor brasileiro .. Sua resenha me prendeu tanto, preciso descobrir o porque desses presságios da Alice, e principalmente quem anda cometendo esses assassinatos, e, gente, esse cara tem algo contra freiras? '-'
    Fiquei perdidamente louca pelo livro <3
    Bj, bj :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vi
      Que bom que gostou da resenha e do livro! Não posso dizer se o assassino tem problemas com freiras! Você vai ter que descobrir! kkk Espero que leia e goste!
      Beijos

      Excluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -