Postado por : Unknown
25 junho 2013
![]() |
Título:O Hipnotista Autor: Lars Kepler Páginas:480 Edição: 2 Editora: Intrínseca Ano: 2011 Resenha por: Patricia Gonçalves |
Uma curiosidade que eu queria deixar antes de começar a resenha, é que esse livro foi escrito por um casal de autores. Eles usam o pseudônimo de Lars Kepler, mas na verdade é Alexandre Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril. Ela portuguesa e ele sueco, além de serem casados. O que já começou chamando a minha atenção foi a capa do livro, num degradê lindo vermelho e com a tesoura manchada. E garanto que o livro é tão cativante quanto a arte da capa!
- Ai meu Deus. – gritou. – Eles foram chacinados... Crianças foram chacinadas... Não sei o que fazer. Estou sozinho e todos estão mortos.
Em minha opinião, o livro não tem exatamente alguém principal, pois os autores colocam alguns personagens e vão trabalhando na visão deles durante toda a narrativa. Ou seja, enquanto um está no lado A da cidade, o outro está no lado B, temos noção do que ocorre com ambos. Achei isso muito interessante porque nos dá uma idéia mais ampla da trama. Além de nos ajudar a compreender como os personagens reagem e pensam sobre as coisas que acontecem.
O estopim é o assassinato de uma família inteira com requintes de crueldade e brutalidade, apenas o filho sobrevive. Daí então começa uma verdadeira caçada sobre quem poderia ter cometido o crime. Apenas um dos filhos sobrevive, mas Josef fica em coma, devido aos graves ferimentos que sofreu. E Jonna, o investigador do caso resolve chamar um médico hipnotista chamado Erik, para que possa fazer uma sessão com Josef e descobrir o que o garoto se lembra do crime.
No meio desse rolo todo, vamos descobrindo um pouco mais sobre o passado de Erik e logo no começo, ficamos sabendo que o hipnotista havia prometido nunca mais realizar hipnose em um paciente. E por causa de uma decisão que ele toma, em certo momento do livro, até sua família acaba envolvida nesse caso do assassino. Não posso deixar de comentar também que o passado do médico é cheio de mistérios e que contribui para vários acontecimentos eletrizantes no livro. Perguntas vão surgindo a todo o momento e não tem como largar o livro, é impressionante com você vai percebendo a complexidade de tudo.
A porta é fechada cuidadosamente. Simone tenta pedir socorro, mas não sai nenhum som. Seus olhos se fecham, ela respira com dificuldade, pesado, sem inspirar ar suficiente. Tudo fica negro.
A narrativa tem pontos positivos e negativos. Se você não gosta de detalhes muito mórbidos sobre sangue, corpos, mortes, vísceras e similares, isso pode ser um ponto ruim, principalmente quando os policias chegam nas cenas dos crimes, a descrição das vitimas é bem detalhada e realista. O ponto bom é que os autores conseguem descrever muito bem as cenas de ação, te transportando pra dentro das perseguições.
Tive dificuldade principalmente com nomes porque a história se passa na Suécia, devido a isso, alguns nomes de pessoas e lugares são difíceis de entender, especialmente para uma leitora com Dislexia como eu. Por isso, ignorei alguns nomes e segui em frente. Mas isso não atrapalhou no entendimento da narrativa.
Recomendo para leitores que adoram um livro de ação policial com pinceladas de suspense de alta qualidade e narração bem descritiva! :D

Oi Patricia, adorei a resenha! O Hipnotista foi o estopim, foi o motivo que me fez criar coragem e criar o Jantando Livros, depois que eu terminei de ler eu precisava comentar esse livro com alguém hahahahahaha
ResponderExcluirEu adoro esses suspenses policiais e O Hipnotista é um prato cheio! Os autores conseguem nos envolver em uma trama bem amarrada e fantástica!
Comprei O Pesadelo na promo que teve no Sub 5 por 50, deve ser uma das minhas leituras de férias.
Beijos!
Gustavo Valim
http://jantandolivros.blogspot.com.br/
Esse é um dos que mais fiquei querendo ler dos autores (muito bacana essa coisa do casal né? Adorei quando vi isso!) e parece ser o melhor. Achei ao menos...sei lá se vou ter chance de ler, mas queria muito!
ResponderExcluirNão tenho nada contra corpos e vísceras, na verdade adoro esses detalhes que dão mais realidade a estória. Achei interessante também o livro ser escrito por um casal. Vou coloca-lo na minha lista de desejados.
ResponderExcluirAdoro livros policias, e que bom que os autores (um casal, que legal) conseguem descrever bem as cenas de ação, sem isso um livro desse gênero não rola! Me interessei :)
ResponderExcluirOiie
ResponderExcluirNao sou fã d livros policiais..
Mas tbm acho linda a capa, esse vermelho chama muito atençao...
É serio q eles descrevem muito o crime? nussa, nao iria gostar disso nao..
Por mais q seja um livro bom, como vc falou, passo pra qm gosta d livros do genero.. rs
bjinhos
Pam
Meus Livros Preciosos
hahaha para quem n gosta fica meio dificil, mas eu amo demais e tenho ctz que é bom :p talvez vc só precise dar uma chance para um livro policial mais leve haha
Excluiréeh pode ser..
ExcluirOntem no evento da intrinseca tanta gente falou bom desse livro.. mas acho q nao lerei agora.. acho q preciso de um mais leve primeiro msm...rs
Poxa, esse é bem um dos livros que eu quero ler... com muito sangue o// ahuahua
ResponderExcluirNa realidade gostei dele por causa da historia. Parece ser uma daquelas q fazem a gente querer ler e ler e n parar mais, só para chegar ao final. :)
Sua resenha ficou ótima!
Tbm acho q o livro desperta curiosidade (pelo menos parece..)
Excluirmas tem q ser meio sangue frio né..
lê e depois comenta tbm.. \o/
bjs
Eba estrelinhas máximas para um livro dos meus desejados \o/
ResponderExcluirAmo quando um livro que eu quero é bem comentado. Enfim, o livro parece ser ótimo e espero que supra minhas expectativas, hehe.
Tenho vontade de ler esse livro desde que o vi pela primeira vez não sei o que me chamou a atenção nele, mas sou muito curiosa, vi muito livros desse autor, mas não tive a oportunidade de ler nenhum, e eu adorei a capa desse livro talvez seja isso que mais me atraiu nele.
ResponderExcluir