Postado por : Moniiqueta 21 agosto 2013


Oiii gente!!! :D Como vocês sabem durante toda essa semana aqui no blog Quatro Amigas e um Livro Viajante, estaremos trazendo resenhas dos livros das sagas literárias de mega sucesso, Instrumentos Mortais e Peças Infernais, da autora Cassandra Clare, publicados aqui no Brasil pela Galera Record. 

Na resenha de hoje iremos falar de Cidade dos Ossos, primeiro volume da saga Instrumentos Mortais. E quem irá apresentar esse baita livro será o Gustavo Valim do blog parceiro, Jantando Livros. Bora pra resenha?? \o/

Título: Cidade dos Ossos
Série: Instrumentos Mortais # 1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462 
Resenhado por: Gustavo Valim
Olá, fui encarregado da missão de te apresentar à um mundo diferente. Um mundo invisível aos seus olhos até o dia de hoje. Você está prestes a adentrar em uma realidade sobrenatural que esconde muitas histórias e segredos. Tome cuidado. Me acompanhe, e seja bem-vindo ao mundo dos Caçadores de Sombras. Que Raziel esteja sempre com você.

Cidade dos Ossos é o primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais, escrito por Cassandra Clare, e publicado no Brasil pela editora Galera Record. O livro nos apresenta Clary Fray, uma garota nova iorquina de 15 anos, aparentemente normal. Ela mora com a mãe, Jocelyn Fray, uma mulher misteriosa, que esconde muitos segredos. Em uma noite, Clary decide ir em uma boate badalada da cidade, e para acompanhá-la, ela leva seu melhor amigo, Simon Lewis.

Mal sabia ela que depois daquela noite sua vida nunca mais seria a mesma. Na boate, presencia o momento em que três adolescentes cobertos por tatuagens assassinam um cara. Apavorada, ela decide ligar para a polícia, mas quando seu amigo Simon vai averiguar o ocorrido e não encontra absolutamente nada, Clary fica preocupada. Onde estaria os três adolescentes? E a vítima? Como explicar aquele ocorrido?

Os três adolescentes são Caçadores de Sombras, e sua função é proteger o mundo dos humanos contra demônios. Invisíveis aos mundanos (nome que eles dão aos não-sobrenaturais), eles não entendem como Clary pode enxergá-los. Envolvida nessa história, a protagonista vai entrar em um mundo desconhecido, e muitos segredos até então escondidos, podem vir à tona. Clary entrará no mundo dos Caçadores de Sombras. 

Sempre li muitas críticas a respeito de Cidade dos Ossos, e minha ansiedade de ler a obra de Cassandra Clare crescia a cada nova resenha que eu acompanhava. O livro me chamou atenção logo no começo, cheio de ação, a história me fisgou de jeito e eu o devorei em um final de semana.

Titia Cassie tem uma narrativa rápida, dinâmica, intensa, o livro vai te instigando, te fazendo ler mais e mais, a história fica tão envolvente que o tempo passa e você nem percebe. Já li algumas pessoas reclamando da narrativa de Cidade dos Ossos, como eu gostei logo de cara da história, continuei a série sem problemas, o meu conselho para quem leu esse primeiro livro e não gostou é: continue a ler Cassandra Clare, a narrativa da autora melhora consideravelmente ao longo dos livros, é perceptível a evolução na escrita dela, fora que a trama também melhora a cada volume. É bom demais!

A construção de personagens do livro é algo que eu gosto muito, com os desafios que enfrentam ao longo dos livros, eles vão amadurecendo, alguns para o bem, outros para o mal, e isso flui muito bem para a narrativa, que fica mais emocionante, pois a cada capítulo pede-se muito dos personagens, eles são testados, e a forma como eles lidam com os problemas é fantástico.

Outro ponto a se mencionar na narrativa é que a autora não deixa a história entrar em monotonia, quando você pensa que naquele momento tudo vai ficar bem e a calma vai se estabelecer vem um BOOM e a ação toma conta das páginas e só o que você quer é MAIS.

Sim, a história vai te lembrar Harry Potter em alguns momentos, mas isso vai se perdendo ao longo da trama, então, não fique comparando as duas séries, curta o que o livro tem a te oferecer.

Isabelle e Simon são meus dois personagens favoritos da saga, ela por ser uma garota forte, decidida, dona do próprio nariz (eu tenho uma queda por mulheres assim), e ele por parecer muito comigo em alguns aspectos, tanto físicos como comportamentais. Se prepare para um final dolorido, que vai te fazer sofrer muito, mas que com certeza vai te motivar a ler o próximo livro da série e descobrir o que acontece a seguir.

Confesso que estou muito ansioso para assistir ao filme e poder ver, sentir tudo o que o livro me passou. Ainda quero ouvir muita coisa a respeito dessa série. Que venha o filme, e que venha mais de Cassandra Clare, uma autora que ainda tem muito a mostrar. VOCÊ AINDA NÃO LEU? ENTÃO CORRE!!!




Comentários
5 Comentários

{ 5 comentários... comente você também }

  1. Pra mim é o livro da série que tem uma das capas mais bonitas ^^ A história não me lembra Harry Potter, hehe. Adoro os quotes de TMI, são os melhores e mais engraçados

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom mesmo. Porém diferente do Gustavo, a Clary e o Simon foram os personagens que mais me irritaram, apesar que eu gostei mais ou menos do Simon no começo do livro mas a Clary eu simplesmente não consigo, ela não faz nada no livro inteiro. Vi uma resenha que tava falando que o Simon fica perfeito nos outros livros, estou torcendo pra isso. E para falar a verdade, sobre Harry Potter, eu só vi semelhança depois que eu vi algumas pessoas comparando, antes nem tinha reparado. Enfim, adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! A primeira vez que li a Cidade dos Ossos fiquei meio em dúvida se era bom ou não, mas alguns tempo atrás eu reli ele e tenho a confirmação ME apaixonei! kkkk E como vc disse quem ainda não leu tem que correr pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Tô louca pra ler essa série!!! Pelo que você escreveu não parece ter muita coisa diferente do trailer do filme, que eu vi já faz um tempinho. Ouvi dizer que a leitura é meio fatigante, mas vou tentar seguir seu conselho de continuar lendo até que a trama melhore. Uma decepção não ser parecido com Harry Potter, seria bom! rs
    Valeu pela resenha, abraços. :)
    emiliano.fernanda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -