Postado por : Thainá
30 dezembro 2013
![]() |
Título: Sombra e Ossos
Série: Grisha - Livro 01
Autora: Leigh Bardugo
Páginas: 288
Editora: Gutenberg
Resenha por: Thainá Cristina
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Em SOMBRA E OSSOS, primeiro volume da Trilogia Grisha, somos apresentados a Alina Starkov e Malyen Oretsev. Alina e Maly são vítimas de uma tenebrosa guerra que vem assolando o reino de Ravka durante anos. Órfãos de guerra, são levados ainda criança para a casa do Duque Keramsov que comanda uma instituição junto com a mão da rígida governanta Ana Kuya, que ensina as crianças a ler, escrever e a terem uma profissão. Nessa instituição os jovens por volta dos 8 anos recebem a visita de examinadores GRISHAS, que são os soldados do segundo exército do reino de Ravka, e isso significa que são os mais importantes já que possuem dons especiais e estão em busca de crianças que saibam manipular a "pequena ciência". Os grishas são classificados como:
- Corporalki, aqueles que tem o dom para matar: Sangradores, e curar: Curandeiros- Etherealki, aqueles que tem o dom de conjurar os elementos e são divididos entre si como: Aeros, Infernais e Hidros.
- Materialki, são os fabricadores, que são divididos em: Durastes e Alquimistas.
"- Vocês são bruxos! - Maly deixou escapar.
- Bruxos?... Quando as folhas mudam de cor, vocês chama isso de mágica? E quando você corta a sua mão e ela se cura? E quando você coloca uma caçamba de água no fogo e ela ferve, isso é mágica também?
Mas Alina franziu a testa: "Qualquer um pode ferver água".
- Você tem toda razão. Qualquer pessoa pode ferver água. Mas nem todo mundo pode dominar a Pequena Ciência."
A partir desse ponto o livro dá um salto no tempo, e já não estamos mais nos corredores da casa do Duque Keramsov e sim em VY, a caminho da DOBRA DAS SOMBRAS. O livro que antes era narrado em terceira pessoa agora passa a ser narrado por uma Alina mais velha e cartógrafa a serviço do primeiro exército (inferior aos Grishas e tratados muitas vezes como ninguém) do reino de Ravka. Maly agora já não é um tímido garoto raquítico e sim um famoso rastreador, também do primeiro exército, e bambambam da mulherada. Juntos, Maly e Alina estão prestes a passarem por uma grande aventura no temível corte negro que separa o país de sua única área costeira, deixando assim o reino de Ravka vulnerável aos ataques dos reinos vizinhos Shu Han e Fjerda. É nessa terrível escuridão, cercada por VOLCRAS, criaturas horrendas que atacam a quem ousar passar pelo véu de sombras negras, que a vida de Alina e de toda Ravka, mudará para sempre.
![]() |
Uma das melhores leituras do ano por mim |
Esses é um dos livros que eu RECOMENDO, RECOMENDO E RECOMENDO! O trabalho da editora Gutenberg está divino, desde da arte gráfica a tradução estão impecáveis e mostram todo o carinho da editora com a edição e seus leitores. Sombras e Ossos terminou com aquele desespero de "CADÊ O PRÓXIMO?!". Essa é aquela leitura que você não pode deixar de ler antes que o ano termine.
"O que é infinito? O universo e a ambição do homem."
E aí, para você qual livro merece o troféu de uma das melhores leitura do ano?

O enredo do livro é bem chamativo, a resenha me despertou muita curiosidade pra conhecer esse mundo. Essas reviravoltas (amo livro cheios de reviravoltas, quem não né? haha). O único ponto negativo que vi até então é que se trata de uma trilogia! :/ rs Ultimamente só estão lançando livros assim e eu estou cada vez mais falida! haha
ResponderExcluirNossa amiga, depois dessa resenha e do selo de melhor leitura, o livro pulou pro topo da minha lista de desejados. Ele já estava lá, pelo mundo incrível criado pela autora, a capa linda e as resenhas positivas, mas agora estou mais do que louca e ansiosa pela leitura!
ResponderExcluirBeijos
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Infelizmente, não gosto muito do gênero, por essa razão não me chamou tanto a atenção. Mas talvez ao ler, eu posso mudar de ideia, pela forma que a resenha foi escrita (com tanta empolgação, haha), trata-se de um livro bom, cativante.
ResponderExcluirSou super curiosa para ler esse livro desde que o vi a primeira vez, só que ainda não ouve uma oportunidade para que eu pudesse desfrutar da historia incrível que ele parece ter.
ResponderExcluirBeijos
Consigo entender sua empolgação com a história porque, apesar de ainda não ter lido (e quero muito, o quanto antes!), todas as resenhas que li foram positivas e cheias de elogios à história, assim com a sua. Acho que todas as reviravoltas presentes no livro e a falta de enrolação e coisas desnecessária como você disse, só vem a valorizar ainda mais o enredo.
ResponderExcluir