Postado por : Thainá Cristina 30 abril 2013


Título: Ladrão de Almas
Autora: Alma Katsu
Páginas: 354
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Resenha por: Thainá Cristina
Lanore McIlvrae (Lanny) é uma mulher misteriosa e enigmática, com aparência juvenil meio angelical, com seus olhos azuis penetrantes e cabelos loiros claros, podendo ser facilmente confundida com uma adolescente. Numa noite Lanny é encontrada na estrada da pequena cidade do Maine, St. Andrew, coberta de sangue e confessando ter matado um homem, não por auto defesa ou qualquer outra coisa, mas sim porque ele próprio pediu a ela que o fizesse. A partir disso a polícia a prende e a leva para o hospital local, deixando-a sob os cuidados do jovem médico local, Luke Findley.

Vendo em Luke um aliado, Lanny pede sua ajuda para escapar da polícia e para mostrar a ele o porque de não poder ser presa, ela pega o bisturi e se corta profundamente, mas isso nada lhe causa pois em menos de um minuto ela se cicatriza sem deixar para trás uma única marca do ocorrido, e sem a ajuda de nenhum medicamento, bem ali diante dos olhos do médico.

Intrigado com a história que Lanny lhe conta e com o mistério que ela lhe apresenta, Luke sem pensar e movido de uma estranha conexão que sente pela desconhecida, resolve ajuda-la a escapar da polícia levando-a com ele até a fronteira do Canadá. Mas cada vez se vê mais e mais próximo de Lanny...

Ladrão de Almas, lançado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, foi um livro que me intrigou do início ao fim. Com um toque de mistério, de sensualismo, de magia, e diria até mesmo com um certo toque de bizarro.

Não tem como falar de Ladrão de Almas sem citar os momentos tensos que ocorrem nele. Vou logo avisando que esse livro é para aqueles que tem mente aberta, aqueles que conseguem ver além do bizarro uma explicação. Porque vou te dizer, É TENSO!

Em certos momentos fiquei horrorizada com algumas cenas de estupro. Numa época em que estupros cercam nossos noticiários (é horrível dizer isso eu sei, mas é a mais pura verdade), ver uma autora escrever sobre algo assim tão polêmico e da maneira tão detalhista é pra ficar ou de boca aberta horrorizada ou parabenizar a coragem dela por escrever tal cena da maneira como fez.

E se acalmem. Falar sobre tal cena não é um spoiler pois não irá afetar em nada sua leitura e não estragará nenhuma surpresa. Mas já é bom deixar de sobre aviso porque nem todos irão gostar. E é aí que falamos da escrita super detalhista da autora Alma Katsu.

Apesar de muitas vezes cansativa, daquelas narrações que contam quantas golas tem na roupa de certo personagem, a autora sabe envolver o leitor no mistério ao redor da vida de Lanny e te leva facilmente a viajar e explorar diversas épocas passadas, costumes e locais há muito tempo esquecidos. E até nos momentos mais bizarros do livro você não consegue largá-lo.

Ainda assim senti uma enorme dificuldade em me apegar a qualquer um dos personagens. Sabe aquele prazer que você tem de chamar um personagem de SEU, e defende-lo com unhas e garras, mesmo ele sendo algo fictício?! Pois é, isso não me ocorreu nesse livro. A não ser no final que me senti extramente triste por algo que acontece a um personagem, mas não por ama-lo e sim por ser uma tamanha injustiça da vida. Pensei logo de início que essa falta de afinidade ou apego a algum dos personagens, era algo proposital da autora já que a história ainda estava sendo desenrolada e o mistério me deixando louca, mas no fim vi que não.

Eu recomendo aos que querem ler Ladrão de Almas a não saírem futucando resenhas por aí. Eu li o livro sem nem ao menos ler a sinopse e não me arrependi. Depois de ter lido fui em outros blogs expressar minha opinião e odiei o fato de terem tantos spoilers largados em algumas resenhas. Sendo um livro que te prende pelo mistério, acabar com ele antes de você lê-lo é triste. E ACREDITE ele é de matar! Mesmo eu, que sempre deduzo a história logo de cara, me surpreendi com algumas revelações! E quando ela foi dada eu tive que voltar e reler pra saber se era aquilo ali mesmo já que foi tão rápido a conclusão que eu nem entendi! risos

Minha avaliação final do livro: A história é intrigante, misteriosa e bizarra em alguns momentos. O fim não me deixou ansiosa pela sequência, como geralmente acontece quando é o primeiro livro de uma trilogia, mas com toda certeza lerei o próximo volume pois ainda tenho curiosidades sobre o que a autora aprontará. Não sei dizer se é uma leitura obrigatória que eu indicaria pra qualquer um, eu mesma se tivesse lido outras resenhas antes ficaria com pé atrás com a leitura devido as cenas fortes do livro, mas agora que já provei do fruto proibido da escrita da autora Alma Katsu, vou até o fim. ;)


Comentários
9 Comentários

{ 9 comentários... comente você também }

  1. Thay
    Vc me disse do livro e tipo estava na minha lista de aquisições desde do seu lançamento mais assumo..depois da sua resenha e de me aprofundar um pouco mais na história..estarei dando um tempo dele não sei se terei estômago para essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tenso Môni. Não é que a história não seja boa, mas tem momentos que são bem pesados. Nada fora do contexto do livro, mas tem que ser forte em algumas cenas... =S

      Excluir
  2. Odeio quando contam spoilers. JWIJDIEJFWEFJWIJIQWJDI Mas sempre me contam. Adoro livros de mistério e adorei a resenha c:

    ResponderExcluir
  3. Ok, eu tenho uma curiosidade enorme em relação a esse livro. Apesar de já ter lido resenhas não tão positivas quanto a ele e, apesar de ler mais uma, continuo com vontade de ler. Não sei explicar, mas sinto necessidade de conferir esse história!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que você tem lido resenhas negativas dele Brunna?! Eu só tenho lido resenhas positivas e me sinto até um peixinho fora d'água quando perguntam a minha opinião sobre ele! rs

      Excluir
    2. Eu já tinha lido várias resenhas medianas sobre ele, nem bom nem ruim, mas tinham umas bem ruins no skoob tbm.

      Excluir
  4. OMG eu ganhei esse livro numa promoção, ia ler, mas confesso que não gosto de coisas pesadas dessa forma em um livro, coisas como cenas extremamente detalhadas de estupro e etc é algo que me dixa mal por dias, sério eu sou bem sensível. Acho que agora vou adiar bastante a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Vi por estes dias a capa da continuação. Bom, eu nem sabia que era uma série. Vou buscar ler antes de lançar o outro né e ver como é que é. Mas não me chamou tanto a atenção.

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -