Postado por : Thainá Cristina 25 agosto 2013


Título: Cidade das Almas Perdidas
Série: Instrumentos Mortais #5
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Resenhado por: Luana Gomes
Cidade das Almas Perdidas é o quinto e penúltimo livro da aclamada série Os Instrumentos Mortais da americana Cassandra Clare. Nesse volume acompanhamos o desenrolar dos acontecimentos ocorridos após Cidade dos Anjos Caídos, e depois daquele final absurdo de tão desesperador, a pergunta que fica é "Meu Deus e agora?".

Duas semanas após o desaparecimento de Jace e do supostamente morto Sebastian, a Clave está em polvorosa, Clary é obrigada a prestar depoimentos sobre a invocação do Anjo e as buscas pelo criminoso Sebastian continuam. Mas os Lightwood não contavam com o feitiço de ligação de Lilith, que diz que não há como ferir um sem que esse sofrimento seja espelhado no outro.

Em Cidade das Almas Perdidas, Cassandra mais um vez surpreende com sua capacidade de envolver o leitor. Todas as personagens, sejam dos protagonistas aos mais secundários são levados a outro nível. Infelizmente uma das coisas mais decepcionantes nesse volume é o Jace, por estar ligado ao Sebastian, ele não apenas obedece e aceita tudo que ele decide e/ou acredita, é como se nosso querido e sarcástico loiro se tornasse outra pessoa. Maleável e manipulável além de toda a imaginação.

Sei que nem todas as pessoas são fãs da Clary, mas uma das características mais admiráveis nela é sua coragem sem precedentes. A garota é maluca, age primeiro e pensa depois e o tudo que ela faz em prol de salvar o amor de sua vida é tipo "UAU". Sebastian como um vilão consegue ser competente, mas sinceramente mesmo não sendo tão "mal" quanto seu filhote, acho Valentim um antagonista bem mais carismático. E sim, confesso em vários momentos fiquei com pena do capirotinho, mas logo ele aprontava alguma e fazia essa empatia cair por terra. Outro ponto que me incomodou profundamente, embora não ateste contra a qualidade narrativa do texto, foi a sugestão de incesto durante todo o livro. Não curti mesmo.

Mas não só do Team Evil Cidade das Almas Perdidas é feito (graças a Deus, porque se eu tivesse que aguentar um livro inteiro onde a presença solar do Jace é substituída pelo Sebastian, iria acabar arrancando os cabelos). Sem dúvida nenhuma as melhores passagens são preenchidas por Simon e seu crescente romance com a problemática Isabelle (Sizzy é vida #justsaying), o papel do nosso Diurno na crescente e futura guerra vem se delineando de forma mais clara, e como tendo a esperar o pior da Cassie, morro de medo do que ela vai aprontar com ele em City of Heavenly Fire.

E não tem como terminar essa resenha sem falar de Malec, certo? Alec e Magnus ganham com folga o posto de casal favorito dos fãs da série. E como nada nunca são flores para esses pobres personagens, aqui vemos o relacionamento dos dois se degastando. Alec está cada vez mais inseguro do amor de Magnus - devido a natureza perene do parceiro - ele se flagela continuamente e se recente da própria mortalidade e acaba cometendo alguns erros terríveis, todos eles centrados na influência da vampira mais bitch de todos os tempos, Camille Belcourt. Quem já leu saberá ao que estou me referindo, mas durante as últimas páginas, certa passagem envolvendo a loira me deixou parada olhando para o nada me perguntando "Como assim sociedade?"

Outro ponto que mostra a genialidade de Clare são as referências a sua outra série, As Peças Infernais, não foram apenas nem uma nem duas vezes que percebi citações subliminares que apontavam diretamente para Tessa, heróina de sua trilogia do século XIX.

Equilibrando romance, ação e muita tensão Cassandra Clare - embora tenha pesado na dinâmica entre Jace/Clary/Sebastian - acerta em cheio nesse prelúdio a um final que promete arrasar com muitos corações. Só nos resta esperar para maio de 2014 e ver o que nos aguarda e no sexto e último volume, City of Heavenly Fire. Torcendo para que a Galera Record faça um lançamento simultâneo #reza.

E vocês queridos leitores, quais suas impressões sobre Cidade das Almas Perdidas? Contem-me tudo nos comentários.


Comentários
3 Comentários

{ 3 comentários... comente você também }

  1. Luana, ainda nao cheguei nesse livro nessa serie. Só li o primeiro ainda e embora tenha gostado mto nao dei continuidade XD
    Qem sa em breve eu tome vergonha e leia logo :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!

    Eu adoro a serie e claro que curti esse livro, mas dos cinco foi o que menos gostei Foi o mais parado de todos e varios dos personagens estavam um porre. Alec nem se fala! E Jace cara como assim? Mas sim Sizzy eh vida e o meu casal favorito. Espero que tenham um finak feliz!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acabei cofa hoje e ai meu deus ainda não tenho Cols mas quero muito ler :-( Não gosto tanto da capa não sei por que..

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -