Postado por : Thainá Cristina 23 setembro 2013


Título: Alma?
Saga: Protetorado da Sombrinha #1
Autora: Gail Carriger
Páginas: 308
Editora: Valentina
Resenha por: Thainá Cristina
Eu vou começar essa resenha dizendo que Steampunk não é um dos meus gêneros favoritos. A época vitoriana então, puff! Mas se tem uma coisa que os Steampunks trazem, são ÓTIMOS personagens! E foi isso que me fez ler Alma? da excêntrica autora Gail Carriger, lançado aqui no Brasil pela Editora Valentina.

Alexia Tarabotti é uma jovem de 26 anos, solteirona, filha de italiano, de pele um pouco mais morena, corpo mais avantajado, nariz protuberante e claro, dona de uma bela língua afiada. É logo no primeiro capítulo, a base de chá e torta de melado, que veremos a primeira atrapalhada de Alexia que acidentalmente mata um vampiro que teve a ousadia de atacá-la, cecear em sua presença e ainda por cima sem um pingo de senso de moda! Além de não saber de sua condição como uma preternatural. E isso significa que nossa protagonista nasceu sem Alma e com o dom de inibir os poderes dos seres sobrenaturais quando esses a tocam. A atrapalhada situação de Alexia dará um pontapé inicial a todo um mistério que vem assolando as ruas dessa Londres vitoriana, já que o chefe do DAS (departamento criado especialmente para colocar ordem entre os seres sobrenaturais), Lorde Conall Maccon, se envolve na investigação para ajudar nossa protagonista, que se encontra em maus lençóis. 

Apesar da personalidade forte de Alexia, o personagem que mais me chamou atenção foi o Lorde Maccon. O lobisomem alfa do pedaço, dono de um grande mal humor, de um forte porte físico, bruto, lindo e escocês. Maccon foi o personagem que me cativou logo de cara. Ele dá um show e toda vez quando eu achava que a narração iria ficar monótona, ele aparecia e dava um novo gás a história com sua troca de farpas com a Alexia, que me fizeram rir bastante. As tiradas entre ambos os personagens são maravilhosas e a química entre eles é inegável! (♥) 

Além do relacionamento de Alexia com Maccon, uma outra coisa que curti no livro, foi o fato deste ser narrado em terceira pessoa, assim não ficamos só presos com uma única perspectiva e podemos passear e conhecer um pouco mais sobre os outros personagens da história como o Professor Lyall, o Beta e segundo no comando, além de grande amigo de Lorde Maccon.

A história para mim tem dois pontos negativos. O primeiro vem de um gosto pessoal meu, que gosto de uma narração mais direta e objetiva, e pra mim a autora pecou um pouco no decorrer da narração quando em momento decisivos da história, passa a narrar o tipo de roupas que tal personagem usa, detalhes minuciosos sobre o ambiente e etc. Detalhes assim podem enriquecer a narração, mas ao meu ver devem ser usados com muito cuidado pois podem deixar a narração arrastada e por muitas vezes tirar o ritmo dela. E o segundo foi o excesso de informação que é atirado em cima do leitor que tem muitas poucas linhas pra assimilar tudo isso. 

Quanto ao trabalho da Editora Valentina eu só tenho elogios! Assim que recebi esse exemplar doado pela editora ao blog para resenha, eu tive um surto no twitter de quanto que achei ele LINDO! A capa fosca com o verniz localizado somente em Alexia e no título é sensacional. A fonte utilizada é muito mais bonita que a utilizada na capa americana, e dá um ar a mais de vitoriano a capa. Não achei um erro gramatical no livro todo, e isso em si para mim, já revela todo o cuidado da editora com ele. 


Alma? é o primeiro livro da saga Protetorado da Sombrinha, que tem ao todo 5 livros. O segundo volume da saga, Metamorfose?, está previsto para dezembro desse ano!


Comentários
4 Comentários

{ 4 comentários... comente você também }

  1. Essa questão de ter muita informação costuma me atrapalhar na leitura também, mas eu acredito que o detalhamento não vai me incomodar! Meu maior medo com o livro era o excesso de seres mitológicos que a autora misturou na obra, mas pelo que tenho lido isso não foi um problema. Resumindo, tenho expectativas controladas, mas quero muito ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda leia sim, pois ele é um livro bom. Pelo pouco que te conheço, lendo suas resenhas, acredito que já deu um pouco pra conhecer o seu gosto e acho que você gostará do casal principal. Eles são FOGO! hahaha

      Brigada por sempre passar aqui ♥

      Excluir
  2. Thay OMG esperava ansiosamente pela sua resenha de Alma? desde que lançou o livro vi todo mundo falar dele que fiquei simplesmente necessitada da leitura...Esse tipo de livros também não é meu forte..mais a personalidade dos personagens só pelas resenhas me conquistou totalmente.. Já quero ler o meu exemplar que eu ganhei da mais tchuca amiga do mundo ♥

    ResponderExcluir
  3. pq será que o lord te chamou atenção eim? kkkkk gostei da resenha amiga,ainda não tinha ouvido falar desse livro,quem sabe não leio.
    bjssss.

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -