Postado por : Thainá Cristina 16 setembro 2014

Título: Incendeia-me
Trilogia: Estilhaça-me - Livro 3
Autora: Tahereh Mafi
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Resenha por: Thainá Cristina
Antes de tudo esse livro é o terceiro e último volume de uma trilogia escrita pela autora Tahereh Mafi e lançada aqui no Brasil pela editora Novo Conceito. Sendo assim eu não falarei da história do livro em si para evitar de dar spoilers, mas sim sobre o que eu senti ao ler o livro.

A trilogia Estilhaça-me (Shatter-me no título original), é composta por 3 livros e 2 contos. Sendo a ordem deles assim:

1 - Estilhaça-me
1.5 - Destrua-me (conto)
2 - Liberta-me
2.5 - Fragmenta-me (conto)
3 - Incendeia-me

Em Estilhaça-me conheceremos uma menina com um dom incomum. Seu toque pode matar.

Em Liberta-me vemos essa menina lutando contra estigmas do passado. Lutando contra o medo de si mesma, de machucar aqueles a quem ama. Lutando contra o medo de se envolver demais. Lutando para ser aceita.

Já em Incendeia-me veremos o florescer dessa menina em uma mulher. Decidida em lutar por um só propósito, o de ser livre fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

"Por muitos anos, vivi em constante terror comigo mesma. A dúvida tinha se casado com meu medo e se mudado para minha mente, onde construiu castelos e governou reinos e mandou em mim, subjugando minha vontade a seus sussurros até eu ser pouco mais do que um peão obediente, muito aterrorizada para desobedecer, muito aterrorizada para discordar."

A história de Incendeia-me começa após o fim da batalha que acontece no final de Liberta-me. Agora consumida pelo desejo de vingança Juliette fará de tudo para enfim combater o duro comandante Anderson.

Foi com lágrimas nos olhos e um sorriso enorme no rosto que iniciei a leitura rumo ao fim dessa trilogia que me conquistou desde que li o surto da Tainara Rodrigues, uma das fundadoras aqui do blog, pelo facebook. E quando acabou o livro nem pude acreditar que realmente acabou. 

ACABOU.

Eu já não mais devorarei durante horas seguidas a escrita poética e espetacular de Tahereh Mafi se dissolvendo em pensamentos de Juliette. Eu já não mais me transportarei para as ruas secas do Restabelecimento. Já não mais terei surtos ensandecidos com o Warner. Já não mais rirei com as piadas de Kenji. Eu já não terei mais de Estilhaça-me na minha vida.

Eu me encontro no momento em dificuldades de escrever o quanto Tahereh Mafi arrebentou com essa trilogia. A prova disso foi esse final incrível, onde a autora simplesmente arrasou dando espaço e encaixando tudo no tempo certo, de maneira que nada ficasse faltando e fosse sem fundamento. 

É muito gostoso de ver o quanto os personagens amadureceram e ganharam seu espaço desde Estilhaça-me para cá. É gostoso de ver o quão determinados todos estão de lutar pelo seus ideais. De lutarem por si próprios. De ver as as qualidades e imperfeições surgindo, e ver a solidificação de sentimentos colocados em pauta nos livros anteriores.

É muito difícil de não se envolver com essa trilogia (seja de qual forma for) e com a escrita da autora, que não podia deixar de estar menos do que espetacular! Tahereh não trouxe somente mais uma distopia ao mercado editorial, mas apresentou uma nova mistura. Uma mistura a lá Tahereh com romance, fantasia, ficção, amizade, humor. É nítido o quanto a autora colocou de si nas páginas desses livros. Em suas mãos as letras de fato tomaram formas e ganharam vida. Posso inclusive desafiar a você que está lendo a essa resenha, a ler a esses livros e não anotar uma citação sequer! Eu anotei várias, rs.

"As palavras são como sementes, eu acho, plantadas em nosso coração em uma idade tenra. Elas criam raízes em nós conforme crescemos, acomodando-se profundamente na nossa alma."

Tahereh não só soube terminar essa trilogia de maneira incrível, mas também soube mexer com o nosso emocional de maneira única. 

Eu deixo aqui não somente a minha resenha de Incendeia-me, mas a minha carta de amor por essa trilogia.

LEIA,
LEIA,
LEIA.

A história de Juliette é com toda certeza, uma leitura obrigatória.

"O medo vai aprender a me temer."

Comentários
18 Comentários

{ 18 comentários... comente você também }

  1. Inceideia-me, preciso ler!!
    Minha distopia favorita e que bom que tenha sido tudo isso pra você, fico aliaviada de que continua perfeits a escrita da Mafi!
    Warner lindo e mal sz
    Adorei sua descrição, bjuu
    http://orocardovento.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Thainá!
    Concordo,
    concordo,
    concordo...
    A cada novo livro da série ficava mais extasiada e o final.. me deixou triste, pois não mais poderemos acompanhar toda saga do Restabelecimento e do amor divido da protagonista.
    O desenvolvimento das personagens foi a melhor coisa na série. E o amor...
    Acabou,
    acabou,
    acabou...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oiee.
    Não tenho muito o que falar desse livro por alguns motivos. Primeiro: não gosto muito de distopias.
    Segundo: não li os anteriores.
    Então só posso falar que não tenho muito interesse nessa trilogia, eu até a leria caso ganhasse ou alguém me emprestasse, mas comprar está fora das minhas vontades.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Assim, vi comentários sobre os livros bem divididos, uns AMARAM outros NEM TANTO. Acho que é uma obra que você tem que ler pra saber o que vai achar. Eu tenho muito interesse em ler as obras, mas ainda não tenho coragem de comprar. sei lá, não sei.
    Mas sei que adorei a sua resenha, e peguei alguns spoilers, então obrigada; Fico muito feliz que tenha gostado. É só.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente: q capa liiiiiindaa!!!
    Nossa, mesmo sabendo mto pouco sobre o q se trata a história dessa trilogia eu fiquei completamente apaixonada!!
    E fiquei ainda mais instigada em saber q a série foi finalizada com maestria!
    Com certeza eu
    LEREI,
    LEREI,
    LEREI.

    !! hahaa

    ResponderExcluir
  6. Nossa que resenha hein, estou mega ansiosa pela leitura, já tenho os três livro e agora que eu vou pega-los para ler mesmo você me convenceu a passar a leitura na frente dos outros, só que eu ainda não tenho os contos para ler, terei que baixar eles, amei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu já li o primeiro livro e um conto e gostei bastante deles. Só pelo conto eu já me apaixonei pelo Warner, e imagino como vai ser no segundo livro... Estou com bastante vontade de ler Liberta-me mas nem comprei o livro ainda. Eu vi algumas pessoas falando que não tinham gostado do final, e estava com um pouco de medo de não gostar também. Mas fiquei super feliz em saber que você gostou e que o final foi muito bom. Espero ler logo =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Eu sou apaixonada por essa trilogia. E por mais que algumas pessoas não tenham gostado desse livro, eu também amei ele. Também acho que a Tahereh terminou de maneira incrível, e o final foi perfeito. Eu nem gostava muito da Juliette nos outros livros, mas nesse livro eu até gostei dela. E claro me apaixonei mais ainda pelo Warner <3 <3
    A única coisa ruim é que foi o último livro e eu queria que tivesse mais :'(
    Amei a resenha :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OIIIIIIIII
    Eu sou louca pra ler essa triologia,mas nunca consigo comprar ela,quando eu chego pra comprar nunca tem.
    estão me deixando louca falando sobre ela e eu sou a unica que não leu ainda :'(
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, Thaaaaaaa ♥ Como você tá, anjinho? Espero que bem!! Aaaaah, que bom que você não vai dar spoilers! Tem resenhistas que adoram fazer isso '-' Eu detesto spoilers, portanto, fico feliz por você não ser assim, uashuashuah! Nossa, seu toque pode matar... :o Noooooooooooossa, é foda quando uma série que você tanto ama e tanto amou acaba, né? Pô, sacanagem dos autores! :c Uau, Tha, vejo que você amou mesmo essa série, hahaha! Tem umas que nos conquistam até o final, e nos fazem chorar até esgotarmos nossas lágrias, pelo final dela, né? hahaha! Oooooopa, desafio aceito!! Vou tentar ler essa série e provar sua teoria, se vou ou não anotar citações, hahaha! *0*

    VOU LER,
    VOU LER,
    VOU LER. OK? ♥

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOOOOS! ♥

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  11. Apesar dos ótimos comentários, ainda não li a série.... to esperando uma promo legal da série inteira.
    É difícil demais opinar sobre algo que vc nunca leu hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Esta série sempre me despertou muito interesse, e tenho já os dois primeiros livros, estou tentando adquirir as continuações para poder iniciar a leitura. Mas curto livros deste gênero e depois de ver esta tua resenha fiquei ainda mais animada e curiosa.
    Beijinhos♥

    ResponderExcluir
  13. IREI IREI IREI IREI IREI LER LER LER LER LER LER LER SIM SIM SIM SIM
    Realmente concordo com vc pois acho que tipo de livro realmente prender a gente ler
    faz a ler rapidinho e quando acabar a gente nem percebe fica tipo !! JA ACABOU???

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  14. Thaina, vc arrasou com resenha, eu ainda não li Incendeia-me, mas já li Estilhaça-me faz uns dois anos, então tenho que ler outra vez. Eu também morro de amor pela Tahereh, tomara que ela comece logo outro livro.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  15. Thaina :)
    Tudo bem?
    Nossa, a resenha ficou ótima, e você é realmente apaixonada pela trilogia eim?
    Ainda não li, e confesso que não tinha gostado muito das sinopse dos livros, mas agora
    fiquei curiosa para descobrir tudo relacionado ao dom (ou maldição) da Juliette!
    Com tantos elogios assim, é pra me arriscar na leitura né? rsrs !!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Essa é uma trilogia da qual tenho uma imensa vontade de ler, apenas o que me falta é dinheiro, uma pena.
    Depois de sua resenha, só aumentou minha curiosidade em lê-los

    ResponderExcluir
  17. Ain, confesso que eu li os dois primeiros livros e AMEI. Virei #TeamWarner e tudo mais, pois sou do contra. Quando o livro foi lançado em inglês fiquei doida e o li em inglês mesmo, e... Me decepcionei. Achei que a Mafi acabou com o Warner, sabe quando ela construiu o personagem bad e depois o virou um mocinho. Pois, isso eu odiei. E que ela não deu um Fim, FIM pro livro. Querendo até trocar os meus dois primeiros. :3

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Essa resenha incentiva qualquer um a querer da um chance a essa leitura, eu só não do por que tem alguns acontecimentos que me decepcionam "julgando pela sinopse".

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -