Postado por : Moniiqueta
29 abril 2013
Título: Caminhos de Sangue
Série: Dustlands – Livro 1
Autor: Moira Young
Editora: Intrínseca
Resenha por: Mônica Oliveira
|
Quando resolvi comprar esse livro e ler não foi porque tinha me encantando pela sinopse ou pela capa nada disso, comprei depois de ler muitas resenhas e recomendações do livro então resolvi dar uma chance a história. Por se tratar de distopia estava com meus 2 pés atrás, não sou uma fã assumida de distopia talvez por ter começado com o pé esquerdo com esse gênero, o primeiro livro que li nessa temática foi Delírio e confesso que fiquei meio decepcionada com o livro então meio que fiquei com o pé atrás no quesito distopia, nada que Jogos Vorazes não tenha resolvido, enfim.. Então quando comprei Caminhos de Sangue não sabia o que esperar do livro e meio que me surpreendi com a história.
Nessa história nos conhecemos Saba uma menina que vive com o pai e seus dois irmãos (Lugh e Emm) em um lugarzinho no meio do nada chamado Lagoa de Prata, um lugar parado sem nada em um mundo onde tudo é escasso: água, comida, energia, medicamentos...praticamente voltamos para o mundo das cavernas onde para se viver tem que lutar, caçar e aprender a sobreviver com todas as adversidades do mundo atual...
“O Lugh nasceu primeiro. No solstício do inverno, quando o sol fica bem baixinho no céu. Depois fui eu. Duas horas depois. Isso já diz tudo. O Lugh vai primeiro, sempre primeiro, e eu venho atrás. E assim ta bem. Assim tá certo. É assim que tem que ser.”
Saba e Lugh são gêmeos e são aqueles tipos de gêmeos que possuem aquela ligação especial, aquele amor e dependência total um do outro, onde quer que o Lugh fosse Saba iria atrás como se fosse uma sombra e bem podemos dizer que ela é uma sombra mesmo dele, eles são totalmente diferentes apesar de serem gemêos, Lugh é loiro e olhos claros, Saba morena com olhos escuros. Por serem gêmeos e terem essa ligação Saba meio que não liga para sua irmã mais nova Emm ela meio que culpa Emm pela morte da mãe deles já que sua mãe faleceu quando deu a luz a Emm. O pai deles meio que se desligou desde da morte da mãe deles e isso é meio que motivo para existirem constantes desentendimentos entre Lugh e seu pai, já que o Lugh acabou se tornando responsável pelas suas irmãs desde da morte e da “apatia” de seu pai.
Em outro dia normal em Lagoa de Prata, Saba e sua família são atacadas e seu irmão levado embora, seu irmão, sua luz, aquela pessoa que ela ama acima de tudo, então Saba prometeu ao Lugh que iria encontrar ele..iria atrás dele não importa aonde fosse e que traria ele de volta e assim começa a jornada da Saba em busca do seu irmão.
“Não consigo falar. Num consigo respirar. O Lugh foi embora. Embora. Meu coração de ouro foi embora.Eu ajoelho na poeira. As lágrimas escorrem pelo meu rosto. E uma chuva forte, vermelha, começa a cair.”
Na luta para encontrar seu irmão Saba terá que lidar com novas pessoas amigos, inimigos e com seu frágil relacionamento com sua irmã mais nova Emm.
No percurso em busca do Lugh, Saba conhece Mercy uma antiga amiga de sua mãe que parece saber mais do motivo do seu irmão ter sido sequestrado e lhe ajuda a encontrar o caminho até ele. No percurso até encontrar Lugh , Saba irá passar por diversas situações será sequestrada posta a lutar pela sua vida na Jaula local onde pessoas lutam umas com as outras pelas suas vidas e após 3 derrotas a pessoa é deixada para morrer pelos telespectadores e é em uma dessas lutas que Saba conhece uma das integrantes das Gaviãs Livres um grupo de meninas que lutam pela liberdade, juntas elas foram uma aliança para fugirem e destruírem a Jaula. E na Jaula também que Saba vê pela primeira vez o Jack um rapaz que também está preso lá e que atrai a atenção dela do início, Jack fará parte de sua luta para encontrar seu irmão e lhe explicará porque seu irmão foi sequestrado e qual é a intenção no sequestro dele e Jack acabará se tornando um interesse amoroso de Saba no futuro.
“Ele num diz nenhuma palavra. Só percorre os olhos devagar pelo meu corpo, até os meus pés, e depois vai subin de novo. Os outros homens assoviam e uivam. Sinto um calor me percorreno toda. Sinto ele queimar o meu peito, o meu pescoço, as minhas bochechas. Devo tá muito vermelha. Então ele sorri. Um sorriso torto, inclinado.”
E na Jaula também que Saba conhece o Rei Pinch e seu fiel soldado DeMalo, um cara frio que possui um olhar que gela até os ossos de Saba e parece saber mais do que mostra.
E é nesse cenário que Saba luta para fugir da Jaula e encontrar seu irmão enquanto ainda é tempo.
Para quem leu Jogos Vorazes verá que Caminhos de Sangue tem muito em comum e mesmo assim é diferente...Temos a protagonista lutando pela sua vida, protegendo seu irmã mais diferente de Katniss, Saba não é aquela pessoa totalmente isolada, mesmo que ela queira isso e desconfie das pessoas, Saba sabe aproveitar as oportunidades que aparece na vida dela e formar alianças e amizades quando necessário.
A relação de Saba com sua irmã Emm sofre grandes mudanças com o passar do livro e fico feliz com o desenrolar, confesso que algumas vezes tive vontade de socar a Emm por ser cabeça dura e causar alguns problemas mais entendo a necessidade dela de ficar com Saba.
A amizade de Saba com as Gaviãs Livres é um ponto alto do livro e acho que será um dos principais temas no decorrer da série a luta das Gaviãs por liberdade e justiça e como a Saba terá um papel importante nisso..
O romance ou não da Saba com o Jack é outro ponto alto. Jack é um cara extremamente inteligente e muito engraçado e ele sabe como levar seu relacionamento com Saba direitinho ele sabe como lidar com ela e com seu gênio.
Os vilões até então aparente na Saga, o rei Pinch é um cara grosseiro, mimado e que nem vale a pena ser dito nesta resenha.. Agora Demalo por favor todas as atenções a ele, não sei porque mais acho que ele será de extrema importância no decorrer da história e da vida de Saba senti uma ligação entre os dois não sei se ele seria um possível interesse para ela..mas ele tem algo com a Saba, pra mim ele será o cara no decorrer da série, Jack que se prepare ;)
Quanto ao final do livro meio que não curti..não deixou algum PONTO DE INTERROGAÇÃO grande para ficarmos ansiosos para o decorrer da história..ela encerrou o livro como se encerra um livro que não têm continuação.
Quanto a edição do livro pela Intrínseca, mais um trabalho muito bem feito da editora. Capa perfeita só tenho a dizer dela, o cabelo da modelo ..Saba passa mais de 90% do livro de cabelo curtinho e acho que deveria ter sido considerado isso na capa, mais como a capa não é brasileira , isso vêem deles lá dos States..enfim.
A tradução foi boa apesar de ESTRANHAR E MUITO as palavras erradas, sei que era para melhor compreensão da história, saber como os personagens realmente são, mais genteeee isso me deixou muito frustrada no livro, eu ficava nervosa..depois de um tempo acostumamos e fazemos automaticamente a correção..
Minha nota para o livro (4 estrelas) parte do preposto que Caminhos de Sangue têm tudo para fazer uma série fenomenal e porque DeMalo me deixou curiosa para saber sua história e o que ele esconde.
Beijos ***
Sou aquela que se apaixonou pelo mundo mágico criado pela J.K em Harry Potter e desde então nunca mais parou de conhecer e se apaixonar
pelos novos mundos e personagens através dos livros. Leio quase tudo, mas minha paixão são pelos Y.A e os livros com temas sobrenaturais e casais fortes,
cabeças duras e fofos, rsrs. O mundo literário me apresentou mais do que personagens, me apresentou a amigos incríveis que fazem parte da minha vida
desde então. Adoro me apaixonar, irritar, sofrer e me angustiar com os personagens... Vivo com os livros e eles vivem em mim.
TOP: Harry Potter, Lux, Hush Hush, Os Instrumentos Mortais, Academia de Vampiros, A Mediadora, Desaparecidos, Night Huntress.
12 Comentários
Esses livros que acabam sem respostas sempre me prendem D: Adorei a resenha, vou por o livro na minha Wishlist. *w*
ResponderExcluirÉ verdade, e eu nem mesmo sei se a Intrínseca lançou todos os livros aqui no Brasil. Seria como começar a ler algo e depois ser forçada a parar porque eu não sei ler inglês.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha.
Beijos!
Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito da sua resenha.
Beijos!
Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/
Já eu sou ao contrário Môni. Adoro distopias e nem consigo ver tanta diferença assim com os dias atuais. Como te falei estou em uma fossa (sim fossa) literária crítica nesse momento e tenho esse livro aqui. Vou começar a ler ele pois preciso de algo BOM já!
ResponderExcluirEntão né, comecei o livro ontem e OMG! Brigado pela dica sua linda! Finalmente algo bom pra me tirar daquela fossa horrível depois de Sangue quente! Fiquei o mês de abril assim, li só um livro e mesmo assim foi na marra!!! Saba me conquistou! <3
ResponderExcluirThay que bom que gostou *-*
ExcluirEntão eu gostei do livro mais não sei o que se passa com a minha pessoa estou sem conseguir achar um LIVRO EXTREMAMENTE BOM , acho bom mais tem tempo que não consigo me apaixonar por uma história como eu gostaria
E isso... você lê uma resenha simplesmente fantástica e aí quer o livro de qualquer maneira! Arrasou Mô, assim que sobrar uma grana eu vou adquirir! Esse blog tá lindo!
ResponderExcluirAi Alê nem fala assim que fico sem graça u.u
ResponderExcluirEntão só escrevo porque vocês me ensinaram ;) Leia o livro é uma boa pedida.
Eu amei Jogos Vorazes, amei mesmo, mas dizem que esse é muito violento, eu mesma não li esse ainda e nem sei se tenho vontade de ler um livro tão parecido com o outro. Acho bem nada haver o que as editoras fazem colocando na própria capa do livro uma comparação com outro livro de outra editora. Eu acho um desrespeito com a história da autora porque soa como plágio.
ResponderExcluirCara, to lendo tanto livros distopicos q n fico com vontade de ler essd agr, mas ja acrescenti na minha lista para ler mais tarde :)) eu sei que eh bom pq ja lia muitas resenhas boas, como essa, mas eh soh por isso msm que lerei mais para frente.
ResponderExcluirNão sabia que era uma distopia =O Fiquei interessada, amo essa temática.
ResponderExcluirEmbora algumas tenham me decepcionado ultimamente. Lerei, com certeza.