Postado por : Thainá
28 abril 2013
Título: Garota Exemplar Autora: Gillian Flynn Páginas: 446 Editora: Intrínseca Ano: 2013 Resenha por: Alê Lendo |
Esta resenha foi especialmente elaborada para o BLOG
“4 Amigas e um livro viajante” e também é a minha primeira contribuição por aqui!
Teria lido “GAROTA EXEMPLAR” da EDITORA INTRÍNSECA por várias razões: porque a minha a minha conta no twitter não falava em outra coisa, porque a mídia não falava em outra coisa, porque o livro está há semana em várias lista dos livros mais vendidos internacionalmente, porque o trabalho de divulgação da Editora Intrínseca foi simplesmente excepcional, ou porque GILLIAN FLYNN é uma das escritoras mais aclamadas e em grande ascensão no gênero suspense, mas a grande verdade é que o que realmente me fisgou foi a frase na contra capa do livro: O CASAMENTO MATA.
Falar de casamento sem que o assunto caia nos velhos chavões e lições de moral retrógadas é um desafio altamente cumprido nas páginas de “GAROTA EXEMPLAR”, GILLIAN FLYNN nos apresenta a realidade de uma casal juntos há apenas 5 anos, mas que já descobriu que casamento é só uma sombra das expectativas do que sonhávamos quando solteiros.
A blogosfera teve muita dificuldade em resenhar “GAROTA EXEMPLAR” sem “spoilers”, e eu espero cumprir a tarefa a contento!
AMY ELLIOTT DUNNE é linda, carinhosa, dedicada, boa esposa, boa filha, perfeccionista e muito, mas muito invejada. Isso seria a descrição de uma vida bastante aprazível se não fosse pelas repetitivas ocorrências de descaso e impaciência de seu marido. Isto é o que aprendemos sobre Amy no relato sobre seus anos de casamento descritos nas folhas de seu diário, nosso único contato com a versão de Amy sobre os fatos que estão ocorrendo, pois Amy Elliott Dunne sumiu.
Nick Dunne é um homem fraco, preguiçoso e abnegado. Jornalista desempregado vive a sombra do direcionamento de sua irmã gêmea Margo, remoendo os tempos idos de sua glória profissional. Ainda não se conformou com a perda precoce de sua Mãe e tenta desesperadamente não parecer com o machista e agressivo Pai.
Em seu aniversário de 5° ano de casamento Nick recebe um telefonema dizendo que a porta de sua casa está escancarada e seu gato está sozinho do lado de fora. Ao chegar em casa Nick encontra tudo revirado, um cenário claro que mostra que algo está muito errado, pois Amy não está em parte alguma.
Polícia, repórter, perícia, testemunhos, situações equivocadas e tudo mais apontam para um único indubitável suspeito: Nick Dunne.
Na primeira parte do livro – o livro é dividido três partes – o quadro de um casamento completamente deteriorado é pintado, Amy e Nick são o típico casal autodestrutivo, e seus relatos da história são ambíguos e desconexos. Amy relata um mundo de fantasia e alegrias infundadas, seu caráter perfeccionista e controlador ficam mais claros página a página. Nick é um mentiroso clássico e crônico, mente tanto que quase acredita no que diz, com seu charme natural e seu comportamento inadequadamente displicente e evasivo, são os componentes principais de um livro viciante e desafiador, todas as vezes que eu ia parar de ler eu pensava: Não posso parar aqui...
Mas apesar da disfuncionalidade de seu casamento, podemos dizer que Nick Dunne chegou ao seu limite agrediu, matou e sumiu com Amy? Bom, essa é a pergunta que você vai achar que conhece a resposta boa parte do livro.
Mas algo é fato: Independente do que é verdade ou mentira, certo ou errado, você vai apreender a respeitar e admirar Amy e Nick. Em vários momentos vocês irá se questionar sobre as razões, limites franquezas de cada um, sobre as mazelas e conflitos da vida a dois, e vai pensar se talvez eles não sejam apenas mais um entre tantos casais perdidos nessa avalanche chamada casamento.
Eu ADOREI de “GAROTA EXEMPLAR”, é um livro brilhantemente bem escrito, que faz jus ao gênero Thriller Psicológico, ele prende, questiona, consome e levar ao leitor a aquela inquietação prazerosa que só um bom livro pode dar.
Sobre a resenhista:
Alê,
Mãe, esposa, dona de casa, profissional e leitora. Quando sobra uns minutinhos gosto de falar sobre o que leio!
12 Comentários
Minha linda, que resenha impecável! Eu já estava louco por esse livro, agora estou pirando aqui, quero ler!
ResponderExcluirBeijos,
Gustavo Valim
Jantando Livros
http://jantandolivros.blogspot.com.br/
Oi Alê :D
ResponderExcluirGarota Exemplar não faz meu estilo, mas sua resenha ficou um primor! Pra quem curte, se joga! :P
:*
Mi
Inteiramente Diva
Adoro quando tem gêmeas em livros porque eu sou gêmea HAHAHAHA
ResponderExcluirAlê sua LINDA, Garota exemplar ganhou meu total interesse depois que vi que eles desbancou 50 tons da lista dos mais vendidos..Agora então..está na minha lista ;)
ResponderExcluirBeijo ***
Alê esse livro já está no meu KOBO, iniciei a leitura e desisti apesar de todos os comentários positivos ele ainda ñ me cativou. Não curto esse gênero. Sou muito curiosa e vou sempre nas páginas finais ver logo oque acontece. Como temos opiniões muito parecidas vou me forçar a ler pra vê se realmente gosto.
ResponderExcluirCara, n para n kkk vc vaise arrepender dos. O livro eh otimo e quando terminar vai querer mais kk
ExcluirGostei muito da resenha. Com certeza é o próximo livro que eu vou comprar.
ResponderExcluirObrigada por me ajudar a decidir..rs.
;***
Resenha muito boa, me fez querer muito ler esse livro!!!!
ResponderExcluirEu já sei o livro todo antes mesmo de ler, não vou colocar aqui, mas achei genial isso que a autora fez no enredo, sério, deixar o leitor curioso é uma das melhores formas d tornar um livro bom.
ResponderExcluirNé? Nao consiguia largar enquanto eu estava lendo haha tava louco para terminar soh para saber o q ia acontecer.
ExcluirEsse livro merece muito maid q 5 estrelas u.u li ha pouco tempo e ainda penso nele direto haha dps de ler um livro como esse eh meio dificil parar de relembra-lo :p
ResponderExcluirParece mesmo uma leitura fundamental, sabes? Todos comentando sobre e dizendo o quão bom é esse livro. Quero poder ter minha conclusão sobre em breve, pois estou em falta com as leituras super comentadas ultimamente.
ResponderExcluir