Postado por : Patricia Gonçalves 21 junho 2013


Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Páginas: 448
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Resenha por: Patricia Gonçalves
E quando você achou que Dan Brown não poderia ir mais longe...Ele ataca novamente! :D 

Mais uma vez, o autor mostrou que não está pra brincadeira e seu mais novo livro vem recheado de críticas sociais. Vamos juntos fazer uma jornada ao Inferno!

Então queridos leitores do 4Amigas, como todos sabem Dan é um dos meus autores favoritos e já tinha feito uma resenha do penúltimo livro dele (O Símbolo Perdido - depois procure aqui no blog pra ler, ok?) e disse que tinha sido sua melhor obra. Desculpem, mas errei. Dan Brown se superou em "Inferno" em todos os sentidos! Por isso vou tentar não falar muito da história pra não acabar dando spoilers e surtando aqui na resenha, porque simplesmente amei o livro...

Mais uma vez, acompanhamos nosso conhecido e amado simbologista Robert Langdon numa corrida frenética pelas ruas da Itália, acompanhado da médica Sienna Brooks para deter uma ameaça bioterrorista. Como tudo no livro é baseado na obra do mítico Dante Alighieri, recomendo que se você ainda não leu "A Divina Comédia", dê uma procurada sobre o livro no Google (apesar de Dan explicar muita coisa depois), mas é sempre bom ter um conhecimento prévio.
A mente humana tem um mecanismo de defesa do ego primitivo que nega todas as realidades que produzem muito estresse para o cérebro para lidar. É chamado de negação.
Como tinha dito anteriormente, o livro é recheado de criticas sociais. Um dos pontos que Dan Brown traz à tona é a questão da superpopulação mundial e o impacto disso em nossas vidas. O mundo está saturado de pessoas e está começando a mostrar sinais de desgaste e o que estamos fazendo contra isso? Continuamos tendo filhos (mesmo sem precisar se preocupar com a perpetuação da espécie), sem medir as consequências disso no futuro a longo prazo, continuamos produzindo e consumindo loucamente e etc...

A maneira como Dan aborda esse tema no livro totalmente é inovadora e nos dá um "tapa" na cara. Eu mesma larguei o livro em vários momentos e fiquei pensando no que o autor queria dizer com o que estava rolando. Até cheguei a conversar com um amigo meu sobre o que seria moral, ética e cultura diante dos problemas apresentados pelo Dan.

Outro ponto que o autor nos leva a pensar é sobre o impacto da tecnologia e do nivel de conhecimento que viemos construindo ao longo dos séculos. O que realmente iremos fazer com isso? Temos noção de tudo o que podemos extrair dessa tecnologia? Como usá-la realmente de forma a beneficiar as pessoas?

A verdade pode ser vislumbrada apenas através dos olhos de morte.

Além desses tópicos, o próprio enredo do Dan Brown me surpreendeu nesse livro. Até então, ele vinha seguindo uma linha de raciocínio parecida nos livros e de repente em "Inferno" ele inverte tudo! A história simplesmente não vai indo conforme você estava acostumado a ler... O enredo muda drasticamente cada vez mais e você passa a não confiar em ninguém e até mesmo duvida em um certo ponto do próprio Robert! OMG! Na parte final então, tudo vira de cabeça pra baixo e fiquei de boca aberta...

Mais do que recomendado, é quase uma obrigação ler "Inferno" :D


Comentários
23 Comentários

{ 23 comentários... comente você também }

  1. AAAh muito bom ne? AMEI esse livro, virou meu queridinho do autor!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Amanda, não tem como não amar "Inferno" né? *-*

      Excluir
    2. Amanda, você achou ele melhor que os outros do Dan Brown? haha eu queria tanto que o Dan Brown se superasse com esse

      Excluir
    3. Ain voces tao falando tao bem.. ainda nao li nada dele.. =(

      Excluir
    4. Poxa, fica triste n hauahua mas saiba que vc está perdendo muito e.e

      Excluir
    5. Poxa nao fica triste? e falando q eu perco muito... é impossivel nao ficar meio boladinha, né... kkkkk
      tentarei ler um dele em breve... to com vergonha ja... rs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Patricia, adorei a resenha! Estou, no momento, lendo Inferno, ainda tô no começo, mas já estou com o coração na mão, Dan Brown é genial demais!
    Espero que goste tanto quanto você, depois te conto o que achei.
    Beijos!

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor Gustavo, quero saber sua opinião depois, não esqueça ;) Espero que esteja gostando da leitura....E nossa, fiquei com o coração disparado enquanto lia. Adoro!

      Excluir
  4. Nossa, adorei a resenha, eu quero muito ler o livro, mas estou receoso por não ter lido os outros.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson querido, você não precisa ter lido os outros pra entender esse. Pode ler sem medo de ser feliz :D

      Excluir
  5. Bom, eu li O Símbolo Perdido e não gostei nem um pouco, foi totalmente previsível. Estou com um pé atras de ler Inferno por isso, mas saber que ele mudou a linha de raciocínio já diminui meu receio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Naty, acho que vale a pena você dar uma chance e ler esse livro. Às vezes a história desse pode te agradar mais ;)

      Excluir
  6. Mais um do Dan Brown que quero muito ler :) o cara é muuuito taletoso uhuhahuh só surpreende a gente!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Indiquei seu blog para um selinho lá no meu blog, aqui está o link: http://addictiononbooks.blogspot.com.br/2013/06/selinho-este-blog-merece-um-beijo.html
    Espero que goste!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Dan Brown sempre dá show! Já garanti o meu exemplar e não vejo a hora de começar a leitura!!! Adorei a resenha... passou bem o que imagino sobre o livro!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Mais um dele que parece ser bem bom. Quem não é fã desse autor? Ele sabe fazer a gente pensar nuns assuntos que nossa...é bem legal isso.
    Ótima essa anova trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara pega uns temas q a gente nunca imaginaria e faz a gente se apaixonar por eles uhaua

      Excluir
    2. Eu nao sou fã dele nao...
      mas deve ser pq eu nunca li nada dele né..
      Ja q ele tem milhares d fãs..
      É sempre bom um autor q aborda temas diferentes..

      bjs

      Excluir
  10. Nunca li nada do Dan Brown e falam tão bem dele que acho que tá na hora! Só li resenhas positivas de Inferno, incluindo a sua, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  11. Como disse na responta acima, nunca li Dan..
    Apesar de ser muito famoso e conhecido..
    Nao faz meu estilo.. prefiro ver só as opiniões das pessoas!! rs

    mas qm sabe q eu me rendo um dia.. rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  12. É quase uma OBRIGAÇÃO mesmo. E ainda não acredito que não o li ainda =O Estou indignada, mas não da para eu comprar agora, vou ter que esperar um tempinho, saco.

    ResponderExcluir
  13. Ah sou muito fã do Dan Brown apesar de ter lido só um livro dele, mas bastou esse livro para que eu o respeitasse, e eu tenho muita vontade de ler Inferno, pois tenho certeza de que não vou me decepcionar.

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -