Postado por : Moniiqueta 09 julho 2013


Título:  A Última Nota
Série:  ----
Autor: Felipe Colbert & Lu Piras
Editora: Novo Século
Páginas: 260
Resenha por:  Mônica Oliveira
Hoje vamos resenhar um livro NACIONAL! Antes de tudo deixo meu comentário aqui de quanto fico feliz ao ver a literatura nacional se destacando as editoras investindo nesse mercado ainda pouco explorado.. Sou obrigada a confessar que não sou fã de literatura nacional, não sei o porque, sei que temos autores talentosíssimos no mercado com histórias muito bem escritas e desenvolvidas mais ainda não consegui encontrar uma dessas histórias que quando eu terminasse ficasse: NOSSA! Então acho que é por esse motivo que ainda tenho relutância em livros nacionais, mais isso é minha opinião e mesmo sendo essa a minha opinião não quer dizer que ainda não continuo na busca por um livro nacional que entre no meu TOP a busca continua enquanto isso estou conhecendo autores e histórias incríveis.

A Última Nota foi uma aposta bem ousada na minha leitura por um único motivo: Nunca li nenhum livro do Felipe e li Equinócio da Lú Piras e foi a decepção literária do ano para mim na época, não me entendam mal a Lú é uma escritora maravilhosa escreve divinamente mais eu esperava tão mais de Equinócio pelas críticas que fiquei meio voando com o livro em si, então imaginem como eu estava quando lançou A Última Nota, por um lado a expectativa de ler um livro nacional e finalmente encontrar o que eu buscava e por outro o receio de ser outra decepção..então li o livro sem nenhuma expectativa e esse foi o meu acerto.

Em A Última Nota conhecemos a história de Alicia uma garota de família tradicional grega que mora no Brasil e tenta manter seus costumes e origens a todo custo. Alicia ao contrário dos familiares não leva os costumes gregos ao pé da letra e nem pensa ser uma típica mulher grega, ela estuda Música na Universidade e essa é a sua grande paixão, a música. Diga-se que essa paixão foi passada pelo seu avô que era um musico excepcional e passou toda a sua paixão para a neta antes de sua morte.

Então Alice estuda música mesmo que isso seja motivo de discussões entre ela e sua mãe que quer que sua filha mantenha seus costumes e origens e não entende a necessidade de Alicia em estudar.
“ Quando ouvi meu nome e me levantei, quase me esqueci de cumprimentar o spalla dos violoncelos. Fiz a vênia para a plateia, cochichei para o pianista e acenei para o maestro. Corrigi minha postura com o violino pousado sobre a clavícula esquerda e diante da estante, deixei meu coração me guiar.Eu comecei a tocar a composição do meu avô.”
Alicia namora Theo um garoto de origem grega que é o genro perfeito para seus pais já que sua família vem de um linha tradicional grega, então tudo que a família de Alicia  quer é que o casamento entre eles ocorra, mesmo sem Alicia ter certeza se é isso que ela quer.

Alicia possui um relacionamento maravilhoso com sua avó que a entende mais do que ela crê e esse relacionamento é motivo de discussões constantes entre Alicia e sua mãe que não aceita o modo de viver de sua avó já que ela e o avô de Alicia viveram um casamento feliz mais fora das tradições gregas e isso não é aceitável para a mãe de Alicia.

Tudo na vida de Alicia estava normal dentro do possível até que numa apresentação da orquestra que ela faz parte na hora de seu solo ela erra um nota no final de sua apresentação e no outro dia recebe uma ligação de um hospital informando que existe um garoto internado desconhecido que a chama. Alicia pensando que é Theo seu noivo corre ao hospital e chegando lá se depara com um completo estranho que não se lembra de nada somente do nome de Alicia. A Partir daí a vida de Alicia muda radicalmente pois ela se vê envolvida em novos sentimentos e sensações e questionamentos que até então preferiria não ter sobre sua vida e o rumo com o qual ela está tomando. E no meio de tudo isso está seus sentimentos contraditórios em relação ao total estranho que simplesmente não consegue sair da sua vida já que sua avó resolveu o abrigar em sua residência para completo desespero de Alicia que não entende essa atitude.
“ O que significa isso, vó ? O que esse cara está fazendo aqui?"
Alicia se vê então dividida a suas origens e planejamentos familiares e aos seus desejos e sentimentos e precisa entender e aceitar o que quer para a vida antes que seja tarde demais.
“ Quando abri os olhos, encontrei o correto vazio. Foi quando eu percebi: nos meus sonhos, nada era mais perto do que a maior distância que ele sempre esteve de mim. Ou seja ... tão perto. E, ainda assim, tão longe.”
Antes de qualquer opinião a respeito da história do livro, gostaria de deixar os meus parabéns aos autores Felipe e Lú que escreveram uma história tão bem escrita. As palavras tão bem colocadas, aliás os dois livros que li da autora Lú Piras são muito bem escritos com personagens com emoções bem intensas e sentimentos complexos em A Última Nota não foi diferente.

Quanto a história em si é como eu disse não esperava muito do livro por experiência anterior e isso me fez bem porque a história apesar de ser divina não conseguiu me conquistar e convencer. Me senti na pele de Alicia muitos momentos e não conseguia entender e aceitar suas decisões e a forma pacifica que ela tentava lidar não sei se é por meu gênio ser tão explosivo mais eu não aceitava ver a Alicia passando por tudo que passou e sem tomar atitudes, ações mais rígidas.

A história é muito bem escrita e ficamos torcendo e esperando aquele momento que todas as explicações para todos os questionamentos que apareceram durante a história apareça e esse momento não chegou totalmente, quando apareceu alguma explicação não foi convincente pelo menos para mim.

O relacionamento de Alicia com a mãe é outro fator que me deixou BEM FULA DA VIDA no livro todo, a dificuldade de diálogos de interação entre ambas simplesmente foi perdoado esquecido por um único fator, POR MAIS que esse fator seja forte e marcantes não é justificativa para a mudança total no relacionamento entre ambas.  O pai de Alicia foi outro que eu senti mais falta na história, por ser tratar de um homem grego esperava um homem mais FORTE e o pai de Alicia era dominado totalmente pela esposa. Um ponto alto do livro era o relacionamento de Alicia com sua avó, uma senhora adorável e mesmo quando seu filho e nora “lhe deu as costas” jamais deixou de apoiar a neta e estar ao seu lado sempre.

Não vou dizer muito mais porque teria que deixar alguns spoilers mais não aceitei o fim do livro porque me deixou com tantos questionamentos quanto ao início do mesmo. Não entendi a relação ou melhor a falta de relação entre os pais de Alicia e sua avó, não entendi porque sua mãe era do jeito que era, isso era algo que gostaria de ter visto no livro um explicação para o comportamento da mãe de Alicia.

Como digo desde do início  o livro é muito bem escrito e seus personagens possuem sentimentos bem profundos que podemos sentir e acompanhar mais não espere uma grande história nem um grande desfecho pois não encontrei.

Quanto a edição e editora estão de Parabéns, muito boa edição, acho que não possui nenhum erro e se possui passou despercebido aos meus olhos. A Editora Novo Século está de Parabéns ainda mais por investir nos autores brasileiros e dar uma chance a eles de participarem desse mercado tão concorrido.


Comentários
5 Comentários

{ 5 comentários... comente você também }

  1. Eu ainda não li Equinócio. E também não li A Última Nota, mas me apaixonei pela capa e queria de todo jeito. Agora estou com um pé atrás. Eu não gosto de livros com mocinhas tão calmas porque, assim como você, eu tenho um temperamento bem explosivo e se eu não gosto ou concordo com algo, deixo bem claro e também não deixo que os outros mandem na minha vida.
    Enfim, não gosto de livros nos quais as coisas não são bem explicadas. Simplesmente odeio livros assim. A não ser que essa "falta de explicações" faça parte do livro, da essência dele, tipo aqueles livros que você termina de ler e passa a noite pensando, indagando, querendo saber mais da história. Nesse caso eu gosto.
    Eu simplesmente sou apaixonada por histórias com personagens gregos, mas precisam ser personagens dignamente gregos, com temperamento forte.
    Mesmo assim, o livro continuará na minha lista de desejados, mas eu não tenho pressa para comprá-lo, muito menos lê-lo.
    Gostei da resenha e espero que você tenha sorte em encontrar um livro nacional maravilhoso que te deixe sem ação!
    Beijos
    Karol Araújo
    fa-clube-angels.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karol. Antes de tudo muito obrigada pelo comentário tão bem escrito e detalhado, são poucos que se dão ao trabalho a fazerem comentários tão bons. Quanto ao livro é como eu disse ele é muito bem escrito possui uma história muito boa..mais para mim faltou e errou em alguns aspectos..

      Beijos

      Excluir
  2. Oi!

    Não conheço o trabalho dos autores, mas achei a premissa do livro bem interessante. E mesmo com os pontos que voce ressaltou, acho que arriscarei a leitura. Se é bem escrito assim, acho que tem otimas chances de eu amar, porque é bem meu estilo!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda.
      Sim isso eu não jamais negar... O livro é muito escrito e construído...senti falta mesmo de alguns aspectos na história..mais se você gosta de livros bem escritos, esse é uma mão cheia.

      Excluir
  3. Ah cara você me apavorou ainda mais com o livro. Eu não sou fã da escrita da autora e vc sabe disso. Equinócio realmente me traumatizou, eu ñ curti nem um pouco a escrita da autora detalhista demais e muitas vezes com detalhes desnecessários fazendo até com que a história perca o foco, mas eu confesso q quando ganhei A Última nota pensei em lê-lo pois achei que o livro ficaria balanceado sendo escrito por dois autores diferentes, mas se vc ñ curtiu, e tivemos a mesma impressão sobre Equinócio, não darei chance a Últm. nota tão cedo :/

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -