Postado por : Moniiqueta 23 agosto 2013


Título: Cidade de Vidro
Série: Instrumentos Mortais #3
Autora: Cassandra Clare 
Editora: Galera Record
Páginas: 474
Resenha por: Mônica Oliveira
Vamos começar apenas dizendo isso: EU QUERO UM JACE!

Brincadeiras a parte, nessa resenha do terceiro livro da série vamos talvez resolver um dos principais mistérios criados pela Tia Cassie (sim eu chamo de tia minhas autoras prediletas). A saga, não sei se muitos sabem, mas inicialmente quando começou a escrever a série, Tia Cassie tinha proposto apenas 3 livros, então esse era para ser o derradeiro...o GRAN FINALE. Mas graças a Deus que ela resolveu nos presentear com mais do mundo dos shadowhunters, TUDO BEM que agora ela já está nos PRESENTEANDO com esse mundo até demais, com outras séries do mesmo tema, mas isso é conversa para outro tema e post.

Em Cidade de Vidro temos uma Clary se aventurando ainda mais no mundo dos caçadoras das sombras tentando descobrir uma cura para sua mãe ao mesmo tempo em que ela precisa lidar com os seus poderes e os sentimentos que ela "não" deveria ter por Jace. Enquanto isso, temos um Jace bem confuso (também pudera) e ao mesmo tentando fazer o que é certo ou melhor, o que acha que é certo.

Nesse terceiro livro temos uma história bem mais desenvolvida e intensa onde o foco se expande a bem mais que apenas dois protagonistas, mas sim para todos os personagens, e os secundários ganham maior importância na saga como vemos majestosamente. Simon por exemplo, nesse terceiro livro começa a compreender realmente no que se transformou e como isso afeta a sua vida e seu relacionamento com os caçadores de sombra.

É isso mesmo pessoal! Os Instrumentos Mortais deixou de ser uma história sobre “um amor impossível” cof cof cof , para se transformar numa saga apaixonante, viciante e emocionante! Afinal qual saga que nos faz querer saber da vida de todos os personagens e torcer por um desfecho para quase todos ? Bom para mim desde Harry Potter, nenhuma. Com Os Instrumentos Mortais eu quero saber o que vai acontecer com Alec, Magnus, Isabelle, Simon, Clary, Jace, ah com todos e quero final feliz para todos. Ok, quase todos rsrs.

Dos três livros da série até então Cidade de Vidro sem dúvidas é o mais sombrio. Talvez porque enfim temos a cidade de Alicante como foco central, a vida dos caçadores de sombras, Clary na cidade conhecendo um pouco mais de sua origem, Valentin na surdina esperando para atacar, Jace tentando proteger Clary de tudo e de todos, inclusive dele mesmo, fazendo de tudo para que ela não vá para Idris achando que lá, devido a recente descoberta dos seus poderes, não é um bom lugar para ela estar. Já Clary não entende isso, ela só sabe que ela precisa achar a solução para ajudar a sua mãe a despertar e ela fará de tudo para isso.
“Clary sentiu como se tivesse levado um tapa. Tinha achado que ele ficaria feliz. Ela havia corrido direto do hospital até o Instituto para contar a Jace, e ali estava ele, na entrada, encarando-a com um olhar sombrio.”
Além disso tudo, ainda temos o fato dos sentimentos nada fraternais que os dois sentem. Jace e Clary estão naquela confusão de sentimentos, não sabem como transformar o que sentem em outro sentimento, não sabem se conseguem e se querem isso.
“Ele gemeu suavemente, um ruído baixo na garganta, em seguida a envolveu com os braços, puxando-a para perto, e eles rolaram na grama, entrelaçados, ainda se beijando. Havia pedras contra as costas de Clary, e seu ombro doía onde tinha caído da janela, mas ela não se importava. Tudo que existia era Jace; tudo que sentia, esperava, respirava, queria e via era Jace. Nada mais importava.”
A luta de Jace para deixar de se sentir como se sente pela Clary, nesse livro está mais visível do que nunca. Ele tenta de todas as maneiras esquecer o que sente, sendo nem sempre com atitudes simples, algumas até chegam a machucar-la. Além dos sentimentos por Clary, Jace ainda enfrenta seus problemas com Valentin “seu pai”. Aliás, não só Jace tem problemas com Valetin. Em Idris todos têm problemas com suas  intenções e os estragos que elas podem causar no mundo dos caçadores de sombras.

Nossa, esse é aquele livro bem intenso aonde não sabemos como se sentir. Em certa parte do livro estamos esperando ansiosamente por um desfecho feliz entre a Clary e o Jace e em outra, ficamos pensando, mas e se...? Aliás desde do fim do primeiro livro, começamos a ler os demais sabendo que teríamos sofrimento e mais sofrimento HAHAHAHA. Não posso deixar de comentar sobre a forma como a Cassandra Clare desenvolveu a história e isso faz com que a gente não queira largar os livros sem antes saber se terá ou não um final feliz, sem saber o que vai acontecer. Chegamos em Cidade de Vidro já conhecendo um pouco o mundo dos caçadores de sombras e nessa parte da história poderemos ver bem mais desse mundo diretamente de lá, de Idris, Alicante e das pessoas que vivem esse mundo diariamente.

Essa série nos prende e nos vicia , são tantas reviravoltas, tantos detalhes! Os personagens, todos FAZEM parte da história, não são os principais mas os secundários são importantes, todos contribuem com sua história dentro da história, e acho que essa é a genialidade da Clare, fazer com que uma simples história tome proporções épicas e nos instigue a ler e torcer por cada um dos personagens a nossa maneira.

Mais do que recomendada a leitura de cada um livro da série. Eu li, reli e li novamente e nunca me canso do Jace, Isabelle, Simon, Magnus de todos. O Universo dos caçadores das sombras me conquistou desde seu primeiro livro e até agora não consigo não me deixar levar por essa história incrível que a Cassandra criou para nós.
Adoro a edição brasileira que a Galera Record nos trouxe e os brilhos acho UM LUXO SÓ.



Comentários
9 Comentários

{ 9 comentários... comente você também }

  1. Hey

    A serie é incrivel, uma das minhas favoritas. Esse realment é o mais sombrio, mas também é o meu favorito entre os 5 lançados! Otima resenha, to adorando seu cantinho e pode contar com a minha presença daqui pra frente!

    Beijooos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, obrigada pelo recado.. Realmente a série é incrível depois de HP ela me ganhou totalmente...Todos os personagens são importantes e fazem parte da história isso que mais me encanta na escrita da Cassie.

      Excluir
  2. Eu adoro a série,legal a resenha, eu tbm quero um jace mas tbm pode ser um simon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do Simon mais o JACE ahhh *suspiros* é TDB .

      Excluir
  3. Entrou para uma das minhas séries favoritas, realmente viciante. Também acho um luxo os brilhinhos e gosto muito dos mistérios que a Cassie cria e a gente vai descobrindo com o passar dos livros..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia TMI está entre o meu TOP 5 . Acho ela uma das séries mais completas que já li depois de HP, o universo que a Tia Cassie criou é SENSACIONAL.

      Excluir
    2. Está nos meus também! E também amo a série Percy Jackson e os olimpianos. É sensacional mesmo <3

      Excluir
  4. A série mais vendida dos ultimos tempos. Louco para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro ÓTIMA série mesmo..E muito bem comercializada.

      Excluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -