Postado por : Thainá Cristina 07 maio 2014


No post de hoje vou divagar sobre os tais dos SPOILERS. Malditos pra uns e pra outros nem tanto, spoiler sempre dá o que falar né? 

Recentemente uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia (EUA), mostrou que a maioria dos voluntários ficaram muito mais satisfeitos com a leitura quando recebiam spoilers da mesma, e isso valia inclusive para spoilers master da história como quem assinou quem. Para os pesquisadores um dos motivos seria porque o enredo é irrelevante, e que o prazer está mesmo é no estilo da escrita. Uma outra possível explicação é que uma vez que você já saiba qual o final, fica mais fácil e confortável de entender a história.

A minha opinião é que isso depende muito e vai de livro para livro. 

Existem histórias que eu só me interessei a ler devido aos spoilers, como é o caso dos livros de Bridget Jones por conta de uma certa morte de um personagem querido. Até então eu NUNCA nem tinha dado bola pros livros.


Já alguns spoilers realmente me deixam PUTA DA VIDA, como é o caso de milhares de resenhas por aí contarem o final e o desenvolvimento de um dos meus livros favoritos "Na Ilha". Graças a Deus que só fui encontrar esses tais spoilers depois que já havia lido e me apaixonado pelo livro, o que não me fez reclamar menos! 

 

Também existe aqueles que eu mesma busco por motivos de NÃO QUERO E NEM POSSO MAIS SOFRER COM UMA MORTE, como é o caso de Game of Thrones com meus queridinhos Starks. Afinal passei por 7 anos de luto por Sirius Black sem tocar em um mísero livro, não preciso e nem quero voltar para a Era das Trevas Literárias por sua maldade George R. R. Martin!


Já os spoilers como os que foram soltados sobre o final de Convergente, me fizeram sentir um misto de emoções nada saudáveis.

A princípio eu fiquei PERA É ISSO MESMO?! EU TOU LENDO ISSO MESMO?!


Depois veio o acesso de raiva, o que resultou um unfollow permanente em certa página do facebook e meu ódio eterno.


Depois de alguns minutos de raiva e consegui me acalmar.


E quando finalmente eu consegui assimilar tudo, veio o CARA QUE BRILHANTE ESSE FINAL! AMEI! VERONICA ARRASOU!


Isso não significa que perdoei a página e só posso dizer ao infeliz que soltou esse spoiler que seus dias de vida foram diminuídos e que sua entrada pro inferno foi garantida! E mesmo gostando do final toda que vez que me lembro desse acontecido, volto ao segundo estágio novamente, a RAIVA.


Já alguns spoilers eu recebi contra a minha vontade, mas saber do final ou acontecimentos do livro não desanimou a minha leitura, pelo contrário, me animou ainda mais a finalmente pegar o livro e começar a ler ele, como foi o caso de Academia de Vampiros ♥


Alguns dos spoilers tiveram morte no meio e o fato de saber sobre tal morte gerou sentimentos controversos, mesmo que por alguns minutos. Acredito que mesmo gostando ou não de spoilers, eles devem ser dados com moderação e sempre respeitando o desejo do próximo de querer ou não saber!

E vocês, o que acham de spoilers? Quais danos emocionais e literários eles já causaram a vocês?

Comentários
19 Comentários

{ 19 comentários... comente você também }

  1. Oi Thainá, tudo bem?

    Ahhh os spoilers... haha

    Sinceramente, eu não sei qual é a minha relação com os spoilers kkk
    Mas o que eu posso dizer é que eu não corro atrás deles, não gosto de perguntar e nem de ler spoiler, mas já houve casos que sem querer fiquei sabendo de um, e era morte de personagem! ): haha mas o engraçado é que isso fez com que eu me empolgasse ainda mais com a leitura...

    Acho que eu não me importo tanto com spoiler, mas se eu tiver que saber de algum, que eu mesma descubra sozinha sem querer, pois não gosto que as pessoas me falem, isso me deixa com raiva. hahaha vai entender!

    Beijos,
    Bruna
    http://pausaparaoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu caço spoilers pela internet, com amigos que ja leram os livros e etc.
    kkkkk posso dizer que eu realmente gosto deles :)

    ResponderExcluir
  3. Depende muito, tem spoilers que até são saudáveis quando deixam a gente com vontade de ler e tal, mas meu esposo é o rei dos spoilers de matar: tipo: estava lendo Dexter a mão esquerda de Deus e quando faltavam, 20 páginas para terminar ou menos ele chega e diz: num é legal que o assassino é fulano? e eu: ainda não cheguei aí (irada) e ele: desculpa, então tu ainda está no sequestro da ...., (ele disse o nome, eu estou não colocando para vocẽs não acharem que estou dando spoilers) e eu: também não!!!
    e ele: Poxa, consegui em menos de duas frases tirar toda a graça do livro num foi?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Na hora morri de ódio, mas depois morri de rir

    PS: vc ficou sabendo da louca qu tirou foto da última página do livro A ESCOLHA e postou na NET???
    Estou procurando pior spoiler que este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Adriana morri aqui agora! Olha eu te entendo, eu teria mordido ele só de raiva hahahaha

      Excluir
  4. Cara, eu não leio NEM SINOPSE DE LIVRO pra não pega spoiler. Sabe como é isso? Escolho um livro pela capa, título e o que falam dele. Só. Se é bom ou não. Aí ver um spoiler é como....ahh, não tem graça em nada nunca. Odeio esse troço ¬¬
    Perdi a graça em tudo.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, spoillers são muito chatos. Mas tem alguns que não mudam muito o que você sente pelo livro, levando em consideração a sua curiosidade ser maior que qualquer coisa. Existem pessoas, inclusive, que ficam PROCURANDO spoillers na internet. Juro, não sei como conseguem. Mas creio assim: spoiller é igual a ler o ultimo capítulo antes de chegar ao final - chato! Pelo menos, na minha opinião.

    Beiijos

    ResponderExcluir
  6. Thay ♥
    Ótimo post sobre spoilers..
    Eu sou meio complicada...quando se trata de séries eu caço spoilers hahahahaha
    Mas de livros ? Hum sei não...
    O MALDITO SPOILER DE Covergente quase fez eu desistir a leitura da SÉRIE TODA. Li Divergente e estou enrolando master para a sequência por causa do fim...achei a autora ousada..mas ainda estou P DA VIDA com o spoiler..
    A Culpa é das Estrelas tb me deixou bem receosa com a leitura devido a spoilers..não por ser ruim mas é que não quero sofrer então evito a leitura HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  7. Ham perai "certa morte em Convergente" ta vou preparar meu s2
    spoilers eles sao malditos, eu estou morrendo por causa de alguns spoilers que eu vi, da ate vontade de abandonar o livro.. sqn vou ate o fim
    #spoilers_malditos 3:)
    Magoou com esse post seu nem deveria ter lido...
    Certa morte em convergente vou chorar anosssss :'(

    ResponderExcluir
  8. ODEIO SPOILERS T-T
    O que eu ainda não superei é o spoiler de ACEDE, ainda não li o livro mas já sei o que acontece no final.

    ResponderExcluir
  9. acho que seu post mostrou bem como são os spoilers... A gente desenvolve uma relação de amor e ódio com eles.
    Eu, geralmente não me importo de ficar sabendo spoilers... rsrss
    Ah, e adorei os gifts do post.

    Bjook

    ResponderExcluir
  10. Eu ODEIO spoilers!!
    Deixei de seguir alguns blogs por causa disso. A blogueira não avisava que tinha spoiler ou contava a história do livro todo. Acabei perdendo a vontade e curiosidade de ler tal livros.
    Em relação ao spoiler do final de Convergente, eu concordo plenamente com você!!
    "(...) só posso dizer ao infeliz que soltou esse spoiler que seus dias de vida foram diminuídos e que sua entrada pro inferno foi garantida!" [2]
    Li apenas Divergente e fiquei com mega raiva!! Mas vou terminar de ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou da turma que nao da bola pra spoilers, em caso de séries então, eu corro atras pq nao aguento esperar. Eu fui ler a Culpa é das estrelas, justamente pelo Spoiler, fiquei chocada e quis conferir.. Acho apenas que a pessoa precisa avisar que contem spoiler, e ler quem quer nao é ?

    ResponderExcluir
  12. Bom adorei o post, primeiro porque eu aprecio spoiler, com moderação, não aquele que me fazem pensar se eu preciso mesmo checa com meus próprios olhos já que o spoileador revelou demais.

    /fugindo um pouco aqui. Comecei a ler a trilogia "Divergente" e também recebi tal spoiler de convergente e sem chega lá ainda me deu um certo ódio, porém só acho que entenderei os motivos da autora quando ler.

    ResponderExcluir
  13. Bom adorei o post, primeiro porque eu aprecio spoiler, com moderação, não aquele que me fazem pensar se eu preciso mesmo checa com meus próprios olhos já que o spoileador revelou demais.

    /fugindo um pouco aqui. Comecei a ler a trilogia "Divergente" e também recebi tal spoiler de convergente e sem chega lá ainda me deu um certo ódio, porém só acho que entenderei os motivos da autora quando ler.

    ResponderExcluir
  14. Alguns spoilers me dão tanta raiva que sou capaz de nem comprar algum livro porém tem outros que não me afetam tanto assim. Mesmo eu não tendo lido ainda a trilogia de Divergente acabei lendo o spoiler de Convergente e fiquei com raiva mas mesmo assim quero ler a trilogia. O mesmo aconteceu com Academia de Vampiros, eu juro que não sei qual é o meu problema porque parece que eu procuro os spoilers mesmo não procurando de verdade, eu quis morrer quando soube sobre o que acontece no terceiro livro de Academia de Vampiros mas ainda quero ler mesmo assim pois essa série é demais. O pior dos spoilers são os de séries, juro que quero matar o ser humano que posta spoiler de TVD no Facebook, ninguém merece. Enfim, amei esse post sobre spoilers, nunca tinha visto algo igual em outro blog, ficou bem legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não tenho tantos problemas com spoilers, porque evito ao máximo evitá-los. Mas certa vez fiquei muito triste por ter lido um spoiler, porque como que a chave principal da história toda. E desde então eu ignoro tudo até ter terminado de ler...ksksks

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  16. Minhas reações são tão diferentes quanto as suas quando o assunto é spoiler. já deixei de ler o último livro de uma trilogia por ter descoberto o final, mas com alguns livros saber de algumas coisas antes da hora só me deixou mais curiosa... Consegui escapar dos spoilers de Convergente, ainda não comecei a trilogia, mas acho que se tivesse descoberto o final nem iria tentar ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Spoilers, spoilers, assunto mega polêmico!
    Concordo muito com você que depende do livro para eu querer saber, por exemplo, eu detesto protagonista morrendo, detesto mesmo, então se alguém já sabe quero que me conte antes de eu começar o livro e acabar tacando ele pela janela (coitado) rsrs Mas sério, esse tipo eu gosto.
    Também houve alguns spoilers que já me fizeram ter interesse por livros, mas não aquele spoiler detalhado, só um básico, exemplo: Fulana engravida no segundo livro, mas não sabe se é de fulano ou ciclano. E no caso seja um livro que nunca imaginaria ela grávida, vou lá e leio, mas notando que não me contaram quem é o pai huahuahuahuahua
    Vários níveis de spoilers.
    Falando em convergente eu levei um susto! Uma página, não sei nem se é a mesma que você viu, simplesmente tirou foto do trecho em que o (não vou citar nome, vai que alguém não saiba ainda) vê a ... morta! Fiquei com muita raiva e acabou que não li ainda, mas ainda lerei já que só li Divergente e amei o livro. Mas não aceito a morte u.u

    bjs

    ResponderExcluir
  18. DETESTO SPOILERS.
    Já sei tudo que acontece na série Divergente sem ter lido nenhum livro por causa deles u.u
    E é sempre assim, você entra no Facebook e as pessoas não tem amor ao próximo, só pode, pois colocam tudo lá, e é impossível você não ler uma coisa ou outra por acidente. Enfim, não curto não u.u

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -