Postado por : Thainá 19 novembro 2014

Diante da falta de tempo, é comum a leitura ocorrer em lugares inusitados, como no ônibus, na cama e em ambientes escuros. Mas será que esses hábitos de leitura podem prejudicar a vista? Segundo o oftalmologista Wagner Ghirelli do Hospital Santa Catarina, na verdade, quanto mais lemos, melhor. “Quem lê muito tem uma capacidade visual melhor e lê mais rápido”, conta. “Com o uso do computador, há pessoas que se tornam muito ágeis e desenvolvem habilidade visual muito grande, já que associam habilidade visual com motora.” 

Desbanque os mitos a seguir e fique atento a alguns cuidados.


1. Ler no ônibus faz mal? 

Há quem acredite que esse hábito pode causar até mesmo descolamento de retina, mas não é verdade. “O problema na retina é relacionado a traumas e independe de hábitos relacionados à leitura”, explica o oftalmologista Omar Assae, do Hospital CEMA. Um baque muito grande, por exemplo, é o que pode causar o descolamento, que é mais comum em pessoas com alto grau de miopia ou com diabetes. O que a leitura no ônibus pode causar é incômodo e mal-estar, pois o balanço do veículo provoca uma confusão no sistema vestibular do cérebro, responsável pelo equilíbrio.


2. Leitura no escuro é prejudicial? 

Ler em locais com pouca luminosidade está longe de piorar doenças como miopia, hipermetropia, astigmatismo etc., tampouco “forçar a vista”. O que pode acontecer, segundo Osmar Assae, é a fadiga, ou seja, sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso força-los mais para enxergar. “O que se recomenda é apenas não permanecer muito tempo com o foco de visão em um mesmo objeto próximo, já que isso causa dor de cabeça e sensação de baixa visão”, aconselha o oftalmologista. “O ideal é fazer pequenas pausas durante a leitura.”


3. Tablets deixam a vista cansada? 

Ler em tablets (como iPad) também não pode ser considerado um mau hábito, pelo contrário: o oftalmologista Osmar Assae vê esses gadgets como aliados da boa leitura, já que a função “zoom” permite aumentar as letras, o que confere melhor visualização, além da possibilidade de ajustar a iluminação ao seu conforto. É importante lembrar, apenas, de fazer pequenas pausas, já que o esforço repetitivo para visualizar imagens em curta e média distância causa o ressecamento da vista. Uma pessoa pisca os olhos, em média, 20 vezes por minuto, enquanto em frente ao eletrônico pisca apenas de seis a sete vezes.


4. Leitura na praia é permitida? 

A luz da praia exige mais cuidados. Essa luminosidade excessiva, segundo o oftalmologista Wagner Ghirelli, pode gerar degenerações na retina, . Por isso, a leitura exige óculos escuros ou, pelo menos, um boné para proteger os olhos da luz intensa.


5. Crianças precisam de cuidados ao ler?

Para os pequenos, ficar muito próximo ao livro (ou da televisão, computador etc.) pode levar ao desenvolvimento de miopia, que se acentua conforme o hábito perdura. “Isso faz com que o olho tenha um crescimento maior do que deveria ter pelo fato dela ler muito de perto”, esclarece Wagner Ghirelli. Mas esse risco só vale para crianças. Em adultos, ler com o livro muito perto pode causar, no máximo, desconforto. Mais do que se preocupar com boatos, é preciso prestar atenção em pequenas atitudes que, com certeza, garantirão maior conforto durante a leitura: 

- Independente de ser livro, tablet etc., o objeto deve ficar a, aproximadamente, 40 cm de distância dos olhos, com luminosidade adequada (determinada pela sensação de conforto ao ler);- O objeto de leitura deve ficar sempre abaixo dos olhos, nada de deitar na cama e colocar o livro acima deles;

– A iluminação é importante aliada de leitura e não pode incomodar a visão, seja pela falta ou pelo excesso. Embora o conforto seja relativo, Osmar Assae recomenda uma lâmpada de 60w, que deve fornecer iluminação suficiente.

Comentários
8 Comentários

{ 8 comentários... comente você também }

  1. as vezes me sinto enjoada, mas não acho que faça mal, ler nunca faz mal né?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thainá, tudo bem? A gente sempre escuta que ler no ônibus causa deslocamento da retina, sempre ouvi isso... é sempre bom saber da verdade, até para poder informar melhor os outros!! O importante é ler!! :) Adorei o post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Tha, super útil.
    Eu não sabia sobre tudo disso, mas já sabia sobre algumas coisas, então sempre é bom estar falando sobre isso :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Thainá!
    Matéria muito elucidativa e importante porque quebra alguns estigmas que achávamos verdadeiros.
    E que bom que ando na linha correta de uma boa leitura, só a questão da praia que agora levarei um boné.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Post perfeito!!!
    É sempre bom tirar as duvidas sobre o que é mito ou verdade.

    ResponderExcluir
  6. Que post esclarecedor. Muito útil, tirou varias duvidas que eu tinha. Agora sempre que eu for a praia vou ler de óculos, coisa que eu não fazia.
    Beijos.

    feitadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desses "probleminhas", mas sempre li no ônibus (quando não durmo) e nunca morri, rs. Só acho importante a questão da postura, quando leio "meio sentada" na cama dói bastante minhas costas, então sempre tento ficar com a coluna reta e tal. Não sei se causa algo permanente a posição errada, mas causa incomodo.

    ResponderExcluir
  8. Oii Thainá, tudo bem? Falei um pouquinho sobre esse post na minha coluna de "Posts Legais do Mês". Se quiser dar uma conferida, sinta-se a vontade.

    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/2014/12/links-legais-do-mes-3-novembro.html

    ResponderExcluir

^

- Copyright © 2013 Quatro Amigas e um Livro Viajante - Hospedado pelo Blogger -